
Geografia Física - Climatologia
Código
711041025
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
6
Professor responsável
José Eduardo Ventura
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Conhecer as principais características e movimentos do Globo e sua relação com a zonalidade e estacionalidade térmica;
b) Compreender os fundamentos da circulação atmosférica;
c) Perceber a diversidade climática da Terra, suas causas e consequências;
d) Utilizar com sentido crítico e cartografar dados climáticos;
e) Analisar cartas sinópticas;
f) Identificar e explicar os diversos tipos de clima.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1) O Planeta Terra: Forma, Dimensões e Movimentos
2) Desigual Iluminação/Aquecimento do Globo - Zonalidade e Estacionalidade Térmica
3) Estrutura e Composição da Atmosfera
4) Balanço Radiativo e Influência do Homem
5) Humidade Atmosférica, Evaporação, Condensação, Nuvens e Precipitação
6) Estabilidade e Instabilidade Atmosférica
7) Massas de Ar e Frentes
8) Centros de Pressão e Movimentos da Atmosfera
9) Os climas da Terra.
Bibliografia
Daveau, S. (1999). Ambiente Geográfico Natural. (4th ed.). Lisboa: Edições João Sá da Costa, p. 17-75.
Barry, R.G. & Chorley, R.J. (2009). Atmosphere Weather & Climate (9th Ed.). Londres: Methuen & Co Ltd, 421p.
ou/or
Cuadrat, J. Mª. & Pita, M. F.(2014). Climatología (7th Ed.). Madrid: Ediciones Cátedra. 496p. ou/or
Estienne, P. & Godard, A. (1990), Climatologie (8th Ed.). Paris: Armand Colin. 367p.
ou/or
Mayes, J. & Hughes, K.(2004). Understanding weather: A visual approach. Londres: Arnold. 188p.
Método de ensino
- Aulas teóricas expositivas em que são apresentados e debatidos com os alunos os conteúdos programáticos do programa.
- Aulas práticas de apresentação de fontes de informação climática (tipo de dados, seu significado e representação cartográfica; análise e interpretação do campo de pressão em superfície e altitude, nebulosidade e sua relação com os tipos de tempo).
Método de avaliação
- Leitura de textos selecionados a avaliar em testes escritos (20%+40%)
- Participação e trabalho desenvolvido pelo aluno na sala de aula e teste prático (5%+30%)
- Assiduidade (5%)
(Segundo Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento).