
História Cultural e das Mentalidades Moderna
Código
711051118
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
6
Professor responsável
Ana Isabel Buescu
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português sem apoio tutorial em LE
Objectivos
a) Identificar os principais processos culturais e de mentalidades que se desenvolveram na Europa nos séculos XV a XVIII
b) Conhecer as principais interpretações historiográficas dos temas estudadosc) Conhecer a bibliografia fundamental do tema e ser capaz de trabalhar com documentos históricos da época
d) Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita, integrando um vocabulário e as categorias específicas relativas à época moderna
e) Adquirir conhecimentos que habilitem o aluno a um prosseguimento aprofundado
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
Aspectos da Modernidade. Cultura e Sociedade na Europa do Renascimento
I - Introdução: a Cultura do Renascimento: uma panorâmica
II - A \"Galáxia Gutenberg. Livro e leitura no Renascimento
III -Reformas e sensibilidades religiosas
IV - A mulher no mundo do Renascimento: realidades, ambiguidades
Bibliografia
La Renaissance, Un big bang culturel, Les Collections de l´Histoire, nº 43, 2009
BURKE, Peter - O Renascimento, Lisboa, Edições Texto & Grafia, 2008
DELUMEAU, Jean A Civilização do Renascimento, Lisboa, Estampa, 2007
COLLINSON, Patrick, A Reforma. História Breve, Lisboa, Círculo de Leitores, 2003
CHAUNU, Pierre -Tempo das Reformas, I – A Crise da Cristandade, II – A Reforma Protestante, Lisboa, Edições 70, 1993
KING, Margaret – A Mulher do Renascimento, Lisboa, Presença, 1994.
MARTIN, Henri-Jean e Lucien FEBVRE – O Aparecimento do Livro, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2000
MONTEIRO, João Gouveia – “Orientações da cultura da corte na primeira metade do século XV (a literatura dos Príncipes de Avis)”, Vértice, 2ª s., nº 5, Ag. 1988, pp. 89-103
MULLET, Michael – A Contra-Reforma e a Reforma Católica nos princípios da Idade Moderna Europeia, Lisboa, Gradiva, 1985
SARAIVA, António José – História da Cultura em Portugal, II, Lisboa, Jornal do Foro, 195
Método de ensino
Aulas de carácter teórico e prático, com exposição de matérias pelo docente, com participação solicitada e activa dos discentes
Ensino presencial.
Método de avaliação
Duas provas escritas e intervenções oral (70%-30%)