
Introdução à Museologia
Código
711061037
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
6
Professor responsável
Alexandra Curvelo
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Conhecer marcos fundamentais da história dos museus;
b) Reflectir sobre a multiplicidade do campo museológico e aspectos essenciais da sua complexidade;
c) Descrever criticamente as principais funções dos museus, em relação à conservação, estudo, exposição e comunicação;
d) Exercitar a análise crítica de espaços expositivos.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1) A origem dos museus: o gosto de coleccionar. Os percursos dos museus europeus: dos tesouros aos museus da Renascença e aos Gabinetes de Curiosidades. Os museus abertos aos públicos: valorização da função social dos museus; Os museus Oitocentistas.
2) A renovação da museologia no século XX: marcas de modernidade e a crise do pós-modernismo. Extensão do conceito de museu e a nova museologia.
3) Problemáticas actuais: museologia e patrimoniologia.
4) Museologia e museografia: da inventariação aos sistemas de documentação; da conservação preventiva ao restauro; Reservas, colecção permanente, exposições temporárias. Arquitecturas de museu; gestão e comunicação em museus; as carreiras da museologia e da museografia.
Bibliografia
AAVV, Inquérito aos museus em Portugal. Lisboa: Instituto Português de museus, 2000
ALONSO FERNÁNDEZ, Luis , Museologia. Introducción a la teoria y práctica del museo. Madrid: Istmo, 1995
BENETT, Tony, The birth of the museum. London, New York: Routledge, 1995.
BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain, L´amour de l´art. Les musées d´art européens et leur public. Paris: Minuit, 1969
DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François (Dir.), Dictionnaire encyclopédique de muséologie. Paris, Armand Colin, 2011
MACDONALD, Sharon (Ed.), A Companion to Museum Studies. Blackwell Publishing, 2006
PEARCE, S. M., Interpreting objects and collections. London: Routledge, 1994
TRINDADE, Maria Beatriz Rocha (coord.),Iniciação à Museologia. Lisboa: Universidade Aberta, 1993.
Método de ensino
Exposição teórica com o apoio de imagens, complementada pela visita a museus e exposições na cidade de Lisboa.
Método de avaliação
A avaliação consiste na realização de um trabalho de investigação numa das áreas contempladas no programa e numa frequência escrita. O trabalho é realizado em grupo (máximo de 3 alunos), com apresentação escrita e oral, correspondendo a 40 % da avaliação. A frequência tem um peso de 60 % no total da avaliação.