
Sociologia da Vida Quotidiana
Código
711081037
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
6
Professor responsável
Ana Patrícia Pereira, Nuno Dias
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
1. Conhecimento e compreensão dos conceitos e das perspectivas teóricas de uma abordagem sociológica do quotidiano;
2. Conhecimento e compreensão dos métodos que permitem encetar a abordagem empírica do quotidiano, operacionalizando as anteriores propostas teóricas;
3. Capacidade de análise e interpretação de processos e rotinas da vida social quotidiana;
4. Capacidade de comunicar o conhecimento sociológico sobre o tema, de modo rigoroso e significativo.
Pré-requisitos
n/a
Conteúdo
1. De que falamos quando falamos de quotidiano? Notas introdutórias
2. Sociologia da Vida Quotidiana: um Estado da Arte
G. Simmel: O Nível Social e o Nível Individual.
G. Mead: Espírito, Pessoa e Sociedade.
H. Blumer: A Posição Metodológica do Interaccionismo Simbólico.
E. Goffman: Ritualização, Teatralização e o Modelo Dramatúrgico, Estigma e Identidade Social; A Vida Íntima de uma Instituição Pública.
A. Schütz: A Fenomenologia,
H. Garfinkel: Etnometodologia
P. Berger e T. Luckman: C
M. De Certeau: Estratégia e Táctica na Organização e Práticas da Vida Quotidiana
H. Lefebvre: a crítica do quotidiano
3. Fazer investigação em Sociologia da Vida Quotidiana
Laboratório de observação do quotidiano
Temas de pesquisa em Sociologia da Vida Quotidiana
Bibliografia
Blumer, Herbert. 1982. “La posición metodológica del interacionismo simbólico.” El Interacionismo Simbólico: Perspectiva y Método, Barcelona: Hora, S. A.
Certeau, Michel de (1984) The Practice of Everyday Life. Berkeley: University of California Press.
Garfinkel, Harold. 1967. Studies in Ethnomethodology. Englewood Cliffs: Prentice-Hall.
Goffman, E. (1993[1959]), A apresentação do eu na vida de todos os dias, Lisboa, Relógio d’Água.
Lefebvre, Henri (1947/1991) Critique of everyday life. London: Verso.
Mead, George Herbert. 1934. Mind Self and Society from the Standpoint of a Social Behaviorist. Chicago, University of Chicago.
Pais, J.M. (2002). Sociologia da vida quotidiana. Teorias, métodos e estudos de caso. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
Scott, S. (2009). Making sense of everyday life. Cambridge, Polity Press.
Método de ensino
O ensino processa-se em aulas teóricas e práticas. Nas aulas teóricas o docente apresenta os fundamentos e as perspectivas teóricas de uma abordagem do quotidiano. Tendo em conta os quadros conceptuais adquiridos, pretende-se nas aulas práticas analisar estudos de caso, fomentar o debate e apoiar os alunos no desenvolvimento de exercícios de observação do quotidiano.
Ensino presencial.
Método de avaliação
A avaliação da disciplina desdobra-se em três componentes:
a) Prova escrita (50%)
b) Exercícios de observação do quotidiano em grupo e respectivos relatórios (40%).
c) 5 fichas de leitura (10%)