
Cultura Portuguesa Renascentista
Código
711091009
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
6
Professor responsável
Cecília Gonçalves Barreira
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Identificar e distinguir as várias problemáticas trabalhadas;
Questionar as várias matérias analisadas
Recriar as grandes problemáticas culturais do Renascimento português.
Analisar criticamente a bibliografia utilizada
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
Do século XV para o século XVI, a possibilidade de construir uma história da Cultura e das Mentalidades.
Naquele tempo como eram as Casas: um conceito de intimidade bem diferente.
O Casamento: desde o povo à burguesia passando pela fidalguia.
O conceito de Privado e de Público nesses tempos.
O Paço: El-Rei e a Corte, vivências régias.
As festas: romarias, carnavais, santos.
Portugal do ponto de vista político no século XVI: orgulho e preconceito.
A encruzilhada ideológica do encontro entre a mentalidade medieval e a mentalidade dos Descobrimentos.
A alimentação enquanto reflexo de diferenciações sociais, culturais e económicas.
Do conceito de criança enquanto homem/mulher menores.
As doenças e a peste: como se morria naquele tempo
Lisboa em êxtase, uma das cidades mais importantes do mundo e a crise de 1580.
A nossa grande Epopeia: os Lusíadas. Como a Literatura pode ajudar a história das mentalidades e a história da cultura.
Bibliografia
Mattoso, J. (1992).História de Portugal . Lisboa: Círculo de Leitores.
Duby, G. (1990). História da Vida Privada . Lisboa: Círculo de Leitores.
Silva, Vitor Aguiar e (2011).Dicionário de Luís de Camões. Lisboa: Caminho.
BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna: Europa, 1500-1800 (1978)
BURKE, Peter. O Renascimento Italiano: Cultura e Sociedade na Itália (1987)
Martin, John Jeffries. The Renaissance: between myth and history. In Martin, John Jeffries (ed). The Renaissance: Italy and abroad. Rewriting Histories. Routledge, 2003.
Nunes, Benedito. Diretrizes da Filosofia no Renascimento. In: Franco, Afonso Arinos de Melo et alii. O Renascimento (em português). Rio de Janeiro
Método de ensino
Os conteúdos teóricos da unidade curricular serão expostos durante a primeira parte da aula.
Numa segunda parte haverá uma interacção de modo a que os discentes possam participar.
Método de avaliação
A avaliação compreende dois testes escritos, o primeiro a meio do semestre e o segundo no final (50 % cada um).