Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Introdução aos Estudos Literários

Código

711091111

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Portugueses

Créditos

6

Professor responsável

Paula Cristina Costa

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

A partir da análise de excertos da «República» de Platão e da «Poética» de Aristóteles, estudar e problematizar alguns conceitos fundadores dos estudos literários: «mimesis» como imitação ou como representação.

A partir da análise de «Íon» de Platão, teorizar e problematizar a questão da criação literária; depois, a partir da análise de várias artes poéticas escritas por diferentes autores do século XX, estudar a passagem das poéticas normativas clássicas às poéticas de autor contemporâneas.

Estudar a leitura, o leitor: desde a visão romântica de Proust sobre a leitura, passando pela teoria da estética da recepção de Jauss até a outros momentos teóricos importantes de atenção centrada no prazer da leitura/leitor: Barthes, Calvino, entre outros.

Pré-requisitos

Não se aplica

Conteúdo

I Literatura e referencialidade:
Da «República» de Platão à «Poética» de Aristóteles: a mimesis

II A criação literária:
Inspiração ou arte? Análise de «Íon» de Platão


III Problematização da leitura
A leitura como amizade, como empatia, como provocação: de Proust a Jauss e a Barthes

IV Da «Poética» normativa à Poética de autor

Bibliografia

Aguiar e Silva, V. M., Teoria da Literatura, (Capítulos: «Os conceitos de Literatura e Literariedade» e «O Texto Literário») Coimbra, Almedina, 4º ed., 1982

Aristóteles, Poética, Lisboa, F. C. Gulbenkian, 2ª ed., 2007

Barthes, Roland, O Prazer do Texto, Lisboa, Ed. 70, 1980

Jauss, Hans- Robert, A Literatura como Provocação, Lisboa, Vega, 1993

Platão, Íon, Lisboa, «Clássicos Inquérito», 1988

Platão, República, Lisboa, F. C. Gulbenkian, 3ª ed., 1980

Proust, Marcel, Sobre a Leitura, Lisboa, Vega, 1991

Método de ensino

Exposição e problematização de conceitos teóricos. Análise de textos. Discussão oral de alguns aspectos, temas dos textos.

Método de avaliação

Elaboração de duas frequências obrigatórias (50% cada uma); Um trabalho (individual) facultativo. Se o estudante escolher fazer também o trabalho, cada elemento de avaliação valerá 1/3 da média final.

Cursos