
Introdução aos Estudos Literários
Código
711091111
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
6
Professor responsável
Paula Cristina Costa
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
A partir da análise de excertos da «República» de Platão e da «Poética» de Aristóteles, estudar e problematizar alguns conceitos fundadores dos estudos literários: «mimesis» como imitação ou como representação.
A partir da análise de «Íon» de Platão, teorizar e problematizar a questão da criação literária; depois, a partir da análise de várias artes poéticas escritas por diferentes autores do século XX, estudar a passagem das poéticas normativas clássicas às poéticas de autor contemporâneas.
Estudar a leitura, o leitor: desde a visão romântica de Proust sobre a leitura, passando pela teoria da estética da recepção de Jauss até a outros momentos teóricos importantes de atenção centrada no prazer da leitura/leitor: Barthes, Calvino, entre outros.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
I Literatura e referencialidade:
Da «República» de Platão à «Poética» de Aristóteles: a mimesis
II A criação literária:
Inspiração ou arte? Análise de «Íon» de Platão
III Problematização da leitura
A leitura como amizade, como empatia, como provocação: de Proust a Jauss e a Barthes
IV Da «Poética» normativa à Poética de autor
Bibliografia
Aguiar e Silva, V. M., Teoria da Literatura, (Capítulos: «Os conceitos de Literatura e Literariedade» e «O Texto Literário») Coimbra, Almedina, 4º ed., 1982
Aristóteles, Poética, Lisboa, F. C. Gulbenkian, 2ª ed., 2007
Barthes, Roland, O Prazer do Texto, Lisboa, Ed. 70, 1980
Jauss, Hans- Robert, A Literatura como Provocação, Lisboa, Vega, 1993
Platão, Íon, Lisboa, «Clássicos Inquérito», 1988
Platão, República, Lisboa, F. C. Gulbenkian, 3ª ed., 1980
Proust, Marcel, Sobre a Leitura, Lisboa, Vega, 1991
Método de ensino
Exposição e problematização de conceitos teóricos. Análise de textos. Discussão oral de alguns aspectos, temas dos textos.
Método de avaliação
Elaboração de duas frequências obrigatórias (50% cada uma); Um trabalho (individual) facultativo. Se o estudante escolher fazer também o trabalho, cada elemento de avaliação valerá 1/3 da média final.