
Alemão B1.2
Código
711101053
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Alemães
Créditos
4
Professor responsável
Ingrid Ferreira Amaral
Horas semanais
4
Língua de ensino
Alemão
Objectivos
Alargando as capacidades adquiridas no nível precedente, encaminhar para o nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas
O utilizador independente:
a) É capaz de compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes do trabalho, da escola, dos tempos livres, etc.
b) É capaz de compreender textos em que predomine uma linguagem corrente do dia-a-dia.
c) É capaz de articular expressões de forma simples para descrever experiências e acontecimentos, sonhos, desejos e ambições e de explicar ou justificar opiniões e planos.
d) É capaz de escrever um texto articulado de forma simples sobre assuntos conhecidos ou de interesse pessoal.
Pré-requisitos
Alemão B1.1
Conteúdo
Treino da audição através de material audiovisual e da comunicação na sala da aula
Leitura de textos descritivos
Diálogos, discussões e apresentações
Produção de textos articulados sobre assuntos conhecidos ou de interesse pessoal
Aspectos da cultura e sociedade alemãs e da interculturalidade
Bibliografia
Böschel, C., Dusemund-Brackhahn, C: Ja genau! B1, Band 2, Berlin: Cornelsen, 2012
Basiswörterbuch Deutsch als Fremdsprache. Berlin: Cornelsen, 2013Basiswörterbuch Deutsch als Fremdsprache. Berlin: Cornelsen, 2013
Hering, A.; Matussek, M.; Perlmann-Balme, M.: Übungsgrammatik für die Mittelstufe. Ismaning: Hueber, 2009
Gaidosch, U.; Müller, C.: Zur Orientierung: Basiswissen Deutschland. Deutsch als Fremdsprache. Ismaning: Hueber, 6. Aufl. 2014
Método de ensino
Aulas práticas: 100%
Através da didática comunicativa pretende-se promover a interação dos formandos e alcançar uma aprendizagem cada vez mais autónoma.
Método de avaliação
Uma aproximação intercultural tem como objetivo um melhor entendimento da diversidade cultural.
1 teste escrito (20%), 1 apresentação oral (20%), , 1 frequência (40%), interacção oral nas aulas/portfolio (20%)
Assiduidade: obrigatoriedade de comparência a 2/3 das aulas dadas