
Inglês B2.2
Código
711121045
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos
Créditos
4
Professor responsável
Allyson Jane Roberts, David Philip Rowlands, Joana Rabinovitch
Horas semanais
4
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
O aluno deve ser capaz de:
a) alcançar o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador
independente)
b) continuar a desenvolver a consciência intercultural e aprofundar o conhecimento da relação cultura/língua
c) ser capaz de produzir textos de vários géneros duma forma clara, coerente e bem estruturada que digam respeito a interesses pessoais e de opinião num leque mais amplo do que no nível B 2.1 de textos escritos sobre temas da actualidade e contemporâneos
d) compreender a mensagem essencial em textos complexos sobre assuntos contemporâneos e da actualidade
e) expressarem-se de uma forma espontânea em situações do dia-a-dia, com poucos erros a nível lexical e gramatical e contribuir activamente em debates
f) entender com pouca dificuldade discurso falado mais amplo que em B2.1 quer ao vivo como gravado
g) Aprofundar o controlo do sitema gramatical inglês
h) ser responsável pela sua própria aprendizagem continuando a desenvolver competências que conduzem à autonomia.
Pré-requisitos
Aprovação na disciplina de Inglês B2.1.
Conteúdo
O curso centra-se em temas de índole social e cultural actuais. O curso assenta em um livro adoptado, dicionários, gramáticas e conteúdos online e uma colectânea de textos permitindo a análise duma grande variedade de textos, textos literários e culturais a artigos jornalísticos, também filmes, clips e material online focando aspectos socioculturais do universo anglo-saxónico que ajudam a descodificar referências locais/culturais. Aprendizagem e trabalhos de avaliação contínua através de expressão escrita e oral e desenvolvimento das competências linguísticas e do conhecimento:
Escrita- escrever textos discursivos de vários géneros, escrita criativa
Oral-estratégias de conversação, capacidade em desenvolver discussões; formais e informais
Léxico- inglês americano vs inglês britânico, formação de palavras, sintagma nominal, collocations, desenvolvimento de estratégias a nível autónomo visando alargar léxico
Gramática- análise lexical, adverbiais, frases complexas
Edição/revisão.
Bibliografia
Carter, R., McCarthy, M. (2006, with CD). Cambridge Grammar of English. Cambridge: Cambridge University Press.
Gillett, A. Hammond, A. & Martala, M. (2009). Successful Academic Writing. Harlow: Longman.
Longman Dictionary of Language and Culture (2005, Third Edition). Harlow: Longman. Macmillan English Dictionary of Advanced Learners. (2006). Oxford: Macmillan.
Reading Portfolio. A portfolio of literary, cultural and media extracts. [Colectânea de leituras seleccionadas – artigos, textos literários, culturais e mediáticos]
Método de ensino
Método comunicativo com uma abordagem intercultural baseada em tarefas visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma, desenvolvida em torno de uma série de temas. Discussão é um elemento chave procedida amiúde por input escrito ou ouvido e/ou analise e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos. As tarefas fazem apelo às capacidades e competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para aprofundar o conhecimento gramatical e lexical. Utilização frequente da internet e meios áudio-visuais.
Método de avaliação
Avaliação contínua e formativa composta por:
4 textos escritos de géneros distintos (2 presenciais) – 60%
2 trabalhos orais (discursivo (em grupos) – 25%
Participação activa nas aulas (inclui assiduidade) e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem – 15%
Assiduidade: 66% das aulas