Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Linguística Espanhola

Código

711131022

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

6

Professor responsável

Ana Maria Lavadinho Madeira

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Aprender a descobrir autonomamente as possibilidades que um estudo sob uma perspetiva linguística pode proporcionar para um melhor conhecimento de uma língua estrangeira.

b) Adquirir noções de linguística que permitam potenciar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Espanhol.

c) Adquirir conhecimento das estruturas e modos de funcionamento do espanhol.

d) Explorar dados fonéticos, fonológicos, morfossintáticos, lexicais, semânticos, pragmáticos e discursivos a partir dos conhecimentos adquiridos.

e) Desenvolver a capacidade de refletir sobre diferenças entre o espanhol e outras línguas, por um lado, e entre variedades do espanhol, por outro.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1. Características fonéticas e fonológicas: classificação articulatória dos sons do espanhol; identificação de fonemas e suas variantes; processos fonológicos; estrutura da sílaba e propriedades prosódicas.
2. Morfologia: processos de formação de palavras; flexão nominal e verbal; características de algumas (sub)classes de palavras.
3. O léxico e a estrutura da frase.
4. Algumas formas e estruturas características do espanhol:
- distribuição do indicativo e do conjuntivo;
- complementos diretos preposicionados;
- estrutura informacional e ordem de palavras;
- construções de tópico marcado: topicalização e deslocação à esquerda clítica;
- o conceito de ‘foco contrastivo’ e as estruturas de clivagem;
- sistemas pronominais e estruturas com redobro de clítico;
- valores do pretérito indefinido e do pretérito perfeito no espanhol peninsular e no espanhol americano;
- valores de ‘ser’ e ‘estar’;
- sistemas pronominais de tratamento;
- marcadores discursivos.

Bibliografia

Azevedo, M., 2009. Iintroducción a la lingüistica española. N.J.: Prentice Hall, 3ª ed.
Azevedo, M., 2009. Student workbook for introducción a la lingüística española. N.J.: Prentice Hall, 3ª ed.
Bosque, I. & V. Demonte, 1999. Gramática Descriptiva de la Lengua Española. Madrid: Espasa.
Escandell Vidal, M., 1995. Los complementos del nombre. Madrid: Arco Libros.
Hualde, J., 2005. The sounds of Spanish. Cambridge: CUP
Hualde, I. et al (orgs.),2012. The Handbook of Hispanic Linguistics. Oxford: Wiley-Blackwell.
Hualde, I. et al., 2010. Introducción a la lingüística hispánica . Cambridge: CUP.
King, l. & M. Suñer, 2007. Gramática Española: análisis y práctica. NY: Mcgraw-Hill Higher Ed.
Mar-Molinero, C., 1997. The Spanish-speaking world: a practical introduction to sociolinguistic issues. Routledge.
Marquez Reiter, R. & M.-H. Placencia, 2005. Spanish pragmatics. NY: Palgrave Macmillan.
Palacios, A. (coord.) El Español en América: contactos lingüísticos en Hispanoamérica. Ariel.

Método de ensino

(a) Aulas teóricas (60%), com exposição dos principais conteúdos do programa e valorização da participação ativa dos alunos.

(b) Aulas práticas (40%), com exercícios de descrição e análise de dados linguísticos e resolução de problemas.

(c) Supervisão tutorial do trabalho escrito.

Método de avaliação

Avaliação:
(a) Realização de duas fichas de exercícios não presenciais (20%).

(b) Trabalho escrito sobre um dos tópicos do programa (30%).

(c) Teste escrito presencial versando a totalidade da matéria lecionada (50%).

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