
Linguística Inglesa
Código
711131026
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Professor responsável
Alexandra Fiéis
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final desta unidade curricular, os alunos deverão estar aptos a:
(1) Conhecer especificidades sintáticas e semânticas do inglês numa perspetiva comparada.
(2) Conhecer especificidades fonológicas e morfológicas do inglês numa perspetiva comparada
(3) Dominar instrumentos teóricos de análise linguística necessários à explicação de dados do inglês.
(4) Saber distinguir aspectos linguísticos característicos de diferentes variedades do inglês.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. Fonética e fonologia do inglês
1.1. os sons do inglês: representação e classificação articulatória
1.2. identificação de fonemas, variantes livres e variantes contextuais.
1.3. processos fonológicos
1.4. propriedades prosódicas: sílaba, acento e entoação.
2. Morfologia do inglês
2.1. Estrutura morfológica das palavras: morfemas e suas variantes
2.2. Flexão e derivação
2.3. formação de palavras e criação lexical
2.4. Classes e subclasses de palavras
3. Sintaxe do inglês
3.1. estrutura da frase: constituintes, categorias, funções
3.2. categorias lexicais e funcionais e ordem de constituintes
3.3. frases simples e complexas
3.4. construções de duplo objeto
3.5. construções interrogativas e relativas
3.6. construções passivas e de elevação do sujeito
4. Língua e variação
4.1. do indo-europeu ao inglês
4.2. o inglês no mundo
4.3. variação dialetal no inglês
4.4. línguas em contacto: pidgins e crioulos de base inglesa
Bibliografia
CASANOVA, I. (1996). Linguística Inglesa. Lisboa, Universidade Aberta.
MCARTHUR, T. (2002). The Oxford Guide to World English, Oxford University Press.
CARSTAIRS-McCARTHY, A. (2002). An Introduction to English Morphology. Edinburgh University Press Ltd.
QUIRK, R., GREENBAUM, S., LEECH, G., & SVARTVIK, J. (1985). A Grammar of Contemporary English. Harlow. Longman, 1985.
RADFORD, A. (2009). Analysing English Sentences. A Minimalist Approach, Cambridge. Cambridge University Press.
Método de ensino
Haverá lugar a aulas expositivas, aulas práticas de discussão das leituras e exercícios de análise com explicitação dos pressupostos teóricos assumidos na disciplina. No início de cada aula, será feito um breve resumo da aula anterior e no final anunciar-se-á a matéria da aula seguinte. Os sumários e outros materiais de apoio serão disponibilizados na plataforma \"moodle\" da FCSH-UNL. Tutoriais por solicitação dos alunos.
Método de avaliação
Método de avaliação:
Dois testes escritos: intermédio (35%) e final (35%); um pequeno trabalho escrito (15%); exercícios de análise e participação nas aulas (15%).