
Bases de Análise Linguística
Código
711131044
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Professor responsável
Ana Maria Lavadinho Madeira
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final da unidade curricular, os alunos devem:
1. saber distinguir atitudes descritivas de atitudes normativas na análise linguística;
2. saber identificar diferentes componentes da análise linguística, assim como as unidades de análise em cada componente;
3. saber identificar diferentes categorias gramaticais e distinguir categoria de função;
4. conhecer e saber aplicar diferentes metodologias adequadas para a identificação de unidades linguísticas de vários níveis;
5. saber constituir paradigmas pertinentes para a análise linguística;
6. ter desenvolvido a capacidade de observar e comparar diferentes sistemas linguísticos;
7. saber explicitar quais as sequências linguísticas possíveis e impossíveis em línguas que dominam;
8. ser capazes de retirar conclusões através da manipulação de dados linguísticos.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. Conceitos de gramática. Norma e variação.
2. O conhecimento da língua: a língua enquanto sistema e os níveis de análise linguística.
3. A análise linguística: diferentes perspetivas metodológicas.
4. Os sons das línguas e estrutura sonora.
5. As palavras.
5.1. Classes abertas e classes fechadas de palavras.
5.2. Critérios para identificação de classes e subclasses de palavras.
5.3. Caracterização de classes de palavras: nomes, determinantes, quantificadores, adjetivos, verbos, advérbios e preposições.
6. As palavras na frase: ordem de palavras e relações entre palavras.
6.1. Os constituintes imediatos e não imediatos da frase; testes empíricos de validação de constituintes.
6.2 Predicados e argumentos.
6.3. Identificação de funções sintáticas.
6.4. Frases e orações: frases simples e frases complexas. Coordenação e subordinação.
6.5. Ordem de palavras: análise de semelhanças e diferenças entre línguas.
Bibliografia
Cunha, Celso & Luis Filipe Lindley Cintra 1984. Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Ed. J. Sá da Costa.
Duarte, Inês 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Univ. Aberta.
Eliseu, André 2008. Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.
Finegan, Edward 2004. Language: Its Structure and Use. Boston: Thomson/Wadsworth, 4ª ed.
Mateus, Maria Helena Mira et al. 2003. Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa: Caminho, 5ª ed.
Mateus, Maria Helena Mira et al. 2005. Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta.
Villalva, Alina 2008. Morfologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta.
Método de ensino
a) Aulas expositivas;
b) Aulas práticas: exercícios de aplicação, resolução de problemas;
c) Resolução de problemas em casa;
d) Pequenos trabalhos de descrição e de síntese.
Método de avaliação
Avaliação:
a) 10 trabalhos de casa (20%).
b) Dois testes escritos presenciais (80%).