Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Formação de Palavras

Código

711131060

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

6

Professor responsável

Maria do Céu Caetano

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Conhecer e saber enquadrar teoricamente os vários tipos de processos de formação de palavras;
b) Demarcar o conceito de produtividade;
c) Distinguir os processos de formação de palavras produtivos dos não produtivos;
d) Saber delimitar a área da formação de palavras;
e) Ter desenvolvido competências de análise morfológica.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1. A Hipótese Lexicalista e a noção de Léxico;
2. Os interfaces em morfologia: morfologia / fonologia; morfologia /
sintaxe; morfologia / semântica; morfologia / léxico;
3. Diferentes fatores que afetam a Produtividade;
4. Processos de formação de palavras;
5. Propriedades combinatórias de prefixos e sufixos;
6. Sufixos correlatos e sufixos concorrentes;
7. Composição: flexão e derivação dos compostos.

Bibliografia

Anderson, Stephen R., 1992. A-MorphousMorphology. Cambridge: Cambridge University Press.
Aronoff, Mark, 1976. Word formation in generative grammar. Cambridge (MA): MIT Press.
Bauer, Laurie, 2001. Morphological Productivity. Cambridge: Cambridge University Press.
Booij, Geert, 2005. The Grammar of Words: An Introduction to Morphology. Oxford: Oxford University Press.
Carstairs-McCarthy, Andrew, 2002. An Introduction to English Morphology. Words and
their structure. Edinburgh: Edinburgh University Press.
Hammond, Michael & Michael Noonan (eds.), 1988. Theoretical Morphology. Approaches in modern linguistics. San Diego (California): Academic Press.
Plag, Ingo, 1999. Word-formation in English. Cambridge: Cambridge University Press.
Spencer, Andrew, 2005. Morphological Theory. An introduction to word structure in generative grammar. Oxford: Basil Blackwell.
Štekauer, Pavol & Rochelle Lieber (eds.), 2005. Handbook of Word-Formation. the Netherlands: Springer.

Método de ensino

Apresentação ou explicação de conteúdos pelo docente;
Apresentação e discussão de trabalhos de grupo;
Apresentação e discussão de trabalhos individuais;
Workshops.

Método de avaliação

A avaliação consiste num trabalho escrito (obrigatório), com apresentação oral, sobre um dos pontos do programa (40%) e um teste no final do semestre (60%).

Cursos