Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História da Língua Inglesa

Código

711131073

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

6

Professor responsável

Alexandra Fiéis

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final desta unidade curricular, os alunos deverão estar aptos a:
a) Saber distinguir a história externa e a história interna da língua inglesa;
b) Compreender e descrever as origens da língua inglesa;
c) Descrever o contexto histórico da formação da língua inglesa;
d) Identificar e descrever os principais fenómenos linguísticos que caracterizam os períodos da história da língua inglesa;
e) Distinguir a variação sincrónica nos diferentes períodos da história da língua inglesa;
f) Compreender aspetos da morfossintaxe do inglês de uma perspetiva diacrónica;
g) Compreender a diversidade linguística do inglês contemporâneo;
h) Identificar aspectos linguísticos que distinguem diferentes variedades do inglês.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. Mudança linguística e períodos do inglês
1.2. Pré-história do inglês: do indo-europeu ao germânico ocidental
1.3. O período antigo: Old English
1.4. O período médio: Middle English
1.5. O período moderno: Early Modern English e Modern English
2. Aspetos da morfossintaxe do inglês de uma perspetiva diacrónica
2.1. Do inglês antigo ao inglês moderno: de SOV a SVO
2.2. Do inglês antigo ao inglês moderno: perda do movimento do verbo
2.3. Do inglês antigo ao inglês moderno: perda do sujeito nulo
3. O inglês no mundo: expansão e variação

Bibliografia

Aitchison, J.. (1981). Language Change: Progress or Decay? Bungay, Suffolk: Fontana Paperbacks.
Barber, Charles, Joan C. Beal & Philip A. Shaw (2009). The English language. A historical introduction. Cambridge: University Press.
Baugh, A. & Cable, T. (2002). A History of the English Language, London: Routledge, 5th edition.
Clackson, James (2007). Indo-European Linguistics. An Introduction. Cambridge: University Press.
DeGraff, Michel (ed.) (1999). Language Creation and Language Change. Creolization, Diachrony and Development. Massachusetts: MIT Press.
Gelderen, Elly van (2015). Generative syntax and language change. In Claire Bowern & Bethwyn Evans. The Routledge Handbook of Historical Linguistics. New York: Routledge, pp. 326-342.
Roberts, Ian (1993). Verbs and diachronic syntax: a comparative history of English and French. London: Kluwer Academic Publishers.

Método de ensino

Haverá lugar a aulas expositivas, aulas práticas de discussão das leituras e exercícios de análise com explicitação dos pressupostos teóricos assumidos na disciplina. No início de cada aula, será feito um breve resumo da aula anterior e no final anunciar-se-á a matéria da aula seguinte. Os sumários e outros materiais de apoio serão disponibilizados na plataforma \"moodle\" da FCSH-UNL. Tutoriais por solicitação dos alunos.

Método de avaliação

Método de avaliação:
Dois testes escritos: intermédio (35%) e final (35%); um pequeno trabalho escrito (15%); exercícios de análise e participação nas aulas (15%).

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