
Standards, Usabilidade e Acessibilidade
Código
7220111091
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Graça Rocha Simões
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
O objectivo geral é a aquisição de conhecimentos que potenciem a consciencialização da importância 1) da adopção de standards de usabilidade e de acessibilidade para a experiência e práticas interactivas dos utilizadores de aplicações interactivas, nomeadamente na Web, e que permitam aos estudantes analisar, testar e problematizar estas características 2) de uma perspectiva crítica enraizada em fundamentos teóricos e boas práticas.
No final da unidade curricular o aluno deverá estar capacitado para:
1.Situar historicamente o aparecimento e evolução das interfaces de interacção pessoa-computador 2.Reconhecer as características das interfaces gráficas e os seus modelos mais comuns 3.Identificar as necessidades e limitações das interfaces orientadas para a web 4.Compreender as crescentes exigências de standards nos prtocolos de interacção 5.Saber avaliar/testar a usabilidade e acessibilidade de interfaces Web.
Pré-requisitos
n.a.
Conteúdo
Tratam-se basicamente três blocos programáticos: 1) os fundamentos da usabilidade - conceitos e instrumentos que relevam do IHC Interacção Humano-Computador e actuais standards; 2) a questão da acessibilidade, com relevância para as recomendações do W3C -World Wide Web Consortium ; 3) instrumentos de avaliação e teste de usabilidade e acessibilidade.
Conteúdos específicos:
1. As interfaces pessoa-computador.
a. Das interfaces primitivas às interfaces gráficas (GUI).
2. Os diferentes paradigmas de interfaces gráficas. Estilos de interacção.
a. Paradigmas \"clássicos\", i.e. a metáfora \"desktop\"
c. Outros paradigmas: interfaces 3D,interfac es tangíveis, etc.
3. O que é a usabilidade? Regras e guidelines. Métodos de avaliação e teste
4. O que é a acessibilidade. Como se avalia? A importância do Design for all.
5. O movimento em favor da standardização.
a. Internacionalização e localização
6. Da importância do contexto e diferenciação cultural
Bibliografia
Fonseca, Manuel J.; Campos, Pedro; Gonçalves, Daniel (2012). Introdução ao Design de Interfaces. Lisboa: FCA.
Horton, Sarah (2007). Access by Design. (Open access).
Krug, Steve (2010). Rocket surgery made easy: the do-it-yourself-guide to finding and fixing usability problems. Berkeley, Ca: New Riders Press.
Nielsen, Jakob and Loranger, Hoa Loranger (2006). Prioritizing Web Usability. Berkley: New Riders Publishing.
Rubin, Jeffrey & Chisnell, Dana (2008). Handbook of usability testing: How to plan, design and conducteffective test (2nd ed.). New York: Wiley.
Recursos web:
http://www.nngroup.com/
http://www.interaction-design.org/
www.w3.org
http://www.acessibilidade.gov.pt
Método de ensino
O método de ensino equilibra componentes expositivas, com a indispensável participação activa dos estudantes, e componentes de natureza prática tanto para 1) a discussão crítica dos conceitos tratados como para 2) a análise de sites e aplicações e 3) o desenho e análise de testes de avaliação de usabilidade e acessibilidade (proporção estimada de 60% para componente teórica e 40% para componente prática).
Ensino presencial.
Método de avaliação
1)Para além de ser avaliada a participação e contributo activos dos estudantes nas sessões do seminário, elaboração de três trabalhos escritos curtos (um deles de grupo) com apresentação e discussão em sala de aula (40%).
2)Um trabalho final escrito e individual (5000 palavras) sobre tema a definir com apresentação e discussão em sala de aula (60%).