
Teoria e Método das Ciências Musicais
Código
722021032
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
10
Professor responsável
Manuel Pedro Ferreira, Paula Gomes Ribeiro, Rui Cidra
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Turma M. Ciências Musicais
A presente disciplina pretende:
1. Dar ao aluno uma panorâmica geral da constituição e evolução das Ciências Musicais como disciplina, nas suas vertentes histórica e antropológica, tanto no plano internacional como em Portugal;
2. Familiarizá-lo(a) com as grandes correntes teóricas contemporâneas sobre a investigação e reflexão em Ciências Sociais e Humanas e sobre a sua aplicação ao campo específico das Ciências Musicais;
3. Apresentar-lhe noções gerais da teoria das fontes, do trabalho de campo e da metodologia de investigação em Ciências Musicais.
Turma M. Artes Musicais
No fim da presente UC o estudante deve:
a) conhecer as principais correntes e modelos actuais de investigação em Ciências Sociais e Humanas, saber aplicá-las ao campo das Ciências Musicais, em geral, e ao domínio da Música e Tecnologia, em particular;
b) conhecer o percurso histórico e mudanças de paradigma epistemológico da investigação em música;
c) conhecer as áreas de investigação actual em Musicologia, e em Música e Tecnologia em particular;
d) saber desenvolver instrumentos teórico-metodológicos e projectos de investigação no domínio da Música e Tecnologia;
e) dominar as metodologias actuais de apresentação e comunicação de resultados da investigação no domínio específico.
Pré-requisitos
Não Aplicável
Conteúdo
Turma M. Ciências Musicais
I - Musicologia Histórica:
1. Grandes correntes da historiografia geral; 2. Grandes correntes da História da Música; 3. A Musicologia em Portugal; 4. Fontes para a pesquisa musicológica; 5. Principais arquivos e bibliotecas portugueses; novos recursos de pesquisa; 6. Metodologia de investigação; 7. Noções gerais de liturgia católica e das suas fontes musicais.
II - Etnomusicologia:
1. A Etnomusicologia e o debate da cultura; 2. A Etnomusicologia em Portugal; 3. Instituições e personalidades na Etnomusicologia; 4. Metodologias de investigação.
Turma M. Artes Musicais
A UC assegura uma experiência interdisciplinar no âmbito da investigação em ciências musicais em geral, e em música e tecnologia em particular visando, entre outros, os seguintes pontos:
1. perspectiva histórica e mapeamento da investigação em música, em relação com os avanços teóricos e transformações epistemológicas no âmbito das Ciências Sociais e Humanas;
2. correntes e modelos actuais de investigação em Ciências Musicais;
3. perspectivas actuais da investigação no domínio da música e tecnologia, discussão de tópicos e desenvolvimento de instrumentos metodológicos;
4. discussão das principais metodologias actuais de apresentação e comunicação de resultados da investigação no domínio específico em estudo;
5. idealização e desenvolvimento de um projecto de investigação.
Bibliografia
Turma M. Ciências Musicais
AAVV (2001). Musicology. In Sadie, S. (Ed.), The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London: Macmillan.
Barz, G. & Cooley, T. (Eds.) (2008). Shadows in the Field: New Perspectives for Fieldwork in Ethnomusicology. New York: OUP.
Bourdé, G. & Martin, H. (1990). As escolas históricas. Mem Martins: Europa-América.
Castelo-Branco, S. (2010). Etnomusicologia. In Castelo-Branco, S. (Ed.), Enciclopédia da música em Portugal no século XX, Vol. II. Lisboa: Círculo de Leitores.
Dahlhaus, C. (1982). Foundations of Music History. Cambridge: CUP.
Eco, U. (2010). Como se faz uma tese em Ciências Humanas. Lisboa: Presença.
Nery, R. V. (2010). Musicologia histórica. In Castelo-Branco, S. (Ed.), Enciclopédia da música em Portugal no século XX, Vol. III. Lisboa: Círculo de Leitores.
Nettl, B. (2005). The Study of Ethnomusicology. Thirty-One Issues and Concepts. Urbana-Champaign: University of Illinois.
Turma M. Artes Musicais
Método de ensino
Turma M. Ciências Musicais
Os tópicos são apresentados pelo professor e discutidos na aula, em ligação a leituras sugeridas e/ou a exemplos práticos de pesquisa.
Turma M. Artes Musicais
A presente UC, ao pretender, por um lado, problematizar os domínios, métodos e técnicas da investigação em música, nas suas diversas vertentes, e por outro, abordar o campo específico da investigação actual sobre música e tecnologia, prevê o desenvolvimento de um trabalho teórico-prático regular da parte do mestrando, requerendo o seu envolvimento e participação activa, através de leituras, exercícios, recensões, debates, produção de pequenos trabalhos individuais e em grupo. Prevê-se o desenvolvimento e discussão de um projecto de investigação e de um pequeno ensaio. Valoriza-se a iniciativa, autonomia e desenvoltura demonstrada pelo estudante.
Método de avaliação
Turma M. Ciências Musicais
Os alunos entregam uma ficha crítica de um texto teórico e o plano de trabalho de um ensaio (50% da avaliação final cada) sobre um tema de Musicologia Histórica ou de Etnomusicologia.
Turma M. Artes Musicais
1) Conjunto de leituras, exposições, participação em debates e exercícios nas aulas (20%);
2) entrega de uma recensão crítica de um artigo ou capítulo de livro, no domínio da música e tecnologia (20%);
3) entrega e discussão de um projecto de investigação (20%);
4) entrega e discussão de um ensaio (40%).