
História da Filosofia Política
Código
722031049
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1) Adquirir um conhecimento crítico aprofundado de teses e problemas fundamentais da História da Filosofia Política;
2) Adquirir um conhecimento crítico aprofundado do modo como certas teses e problemas
fundamentais da História da Filosofia Política se enquadram na tradição filosófica;
3) Adquirir a capacidade de relacionar a História da Filosofia Política com acontecimentos
decisivos da História Política;
4) Reconhecer a importância do estudo da História da Filosofia Política para a compreensão de
questões actuais da Filosofia Política.
Pré-requisitos
Conteúdo
O programa do curso contempla uma análise crítica do pensamento político de Platão na República, com base na leitura e interpretação de alguns dos passos mais decisivos do texto, bem como de dois escritos de Hannah Arendt,“What is Authority?” e “Truth and Politics”, ambos da colecção de ensaios Between Past and Future. Pretende-se , deste modo: a) Compreender o sentido da Filosofia Política de Platão, tal como é expressa na República, através do estudo das características da “cidade ideal”, e da oposição entre a “vida contemplativa” do filósofo e a “vida activa” dos prisioneiros do fundo da caverna; b) Compreender o sentido da oposição de Platão à democracia e o modo como essa oposição se fundamenta numa determinada concepção da verdade e do saber; c) Compreender os aspectos centrais da crítica de Hannah Arendt ao pensamento político de Platão; d)Reconhecer em que medida o estudo da obra de Platão é importante para a compreensão de questões actuais da Filosofia Política.
Bibliografia
− Platão (1982). The Republic, 2 vols. (Greek text, transl., intr. & notes by Shorey, P.), Cambridge, Mass./ London: Loeb.
− Platão (1989). República. Trad. de Rocha Pereira, M.H., 9ª ed. Lisboa: Gulbenkian.
− Arendt, H. (1968). Between Past and Future. Eight Exercises in Political Thought, 2 ª ed. (aumentada). New York: Viking Press.
− Arendt, H. (2006). Entre o Passado e o Futuro. Oito Exercícios sobre o Pensamento Político. Lisboa: Relógiod’Água.
− Popper, K. (1966). The Open Society and Its Enemies. Volume One: The Spell of Plato. London, 5ª ed. rev., London: Routledge.
Método de ensino
O curso recorre predominantemente a dois tipos de atividades, repartidas por dois momentos da aula. Durante a primeira hora, haverá uma exposição teórica dos conteúdos, seguida de formulação de questões pelos alunos e debate alargado sobre os pontos apresentados. Na segunda parte da aula, haverá lugar para a leitura, interpretação e análise dos textos em que se baseou a exposição de conteúdos.
Método de avaliação
A avaliação tem por base a elaboração de um trabalho previsamente proposto ao docente e por este orientado (80%). A frequência e participação nas aulas será também tida em conta (20%).