
Problemas de Arte Contemporânea
Código
722031056
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Identificar questões filosóficas apresentadas e suscitadas pela criação artística contemporânea e sua articulação com o legado da tradição estética e filosófica.
b) Desenvolver a capacidade de relacionar o ‘mundo da arte’ com problemas teóricos ‘extra-artísticos’ do mundo contemporâneo.
c) Aprofundar a aptidão para discutir de modo crítico as propostas estéticas dos últimos cem anos.
d) Desenvolver a articulação escrita e oral da experiência estética de obras de arte contemporâneas e da sua relação com problemas teóricos.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Propõe-se uma reflexão sobre a arte contemporânea diagnosticando nela sintomas de uma crise geral da cultura ocidental moderna e das categorias estéticas consagradas pela tradição. Pressupõe-se que esta crise se espelha já no modernismo e nas experiências das vanguardas, conhecendo, porém, importantes transformações nas propostas estéticas do início e do fim do século XX. Com referência a exemplos de obras de arte pertencentes ao acervo do Centro de arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, procurar-se-á discutir qual o valor — se algum — possuem ainda os conceitos de beleza, génio, crítica, gosto, imitação e tradição tal como foram recebidos e discutidos pela filosofia pós-kantiana. As perguntas gerais que configurarão a totalidade das sessões são as seguintes: podemos experimentar uma obra de arte singular na ausência de categorias estéticas comuns? e ainda: o que significa a necessidade de um artista fornecer ele próprio o discurso que permite aceder ao seu trabalho?
Bibliografia
-Bernstein, J.M. (1992). The fate of art. Aesthetic Alienation from Kant to Derrida and Adorno. Oxford/New York: Polity Press.
-Belting, H. (1989). L´histoire de l´art est-elle finie?. Paris: Gallimard
-Costello, D., & Wilsdon, D (2008). The Life and Death of Images. Ethics and Aesthetics. Ithaca, New YorK: Cornell University Press.
-Duve, T. de, (1989). Au nom de l’art. Pour une archéologie de la modernité. Minuit: Paris.
-Gueulen, E. (2006). The End of Art. Stanford: Stanford University Press.
-Mondzain, M.-J. (2007). Homo Spectator. Paris: Bayard Éditions.
-Mondzain, M.-J. (2003). Le commerce des regards. Éditions du Seuil: Paris.
-Perniola, M. (2006). A arte e a sua sombra. Assírio e Alvim: Lisboa.
-Pippin, R.B. (2014). After the Beautiful: Hegel and the Philosophy of Pictorial Modernism. Chicago and London: University of Chicago Press.
-Pippin, R.B. (1999). Modernism as a Philosophical Problem, Second Edition. Oxford: Blackwell.
Método de ensino
As duas primeiras sessões do curso serão dedicadas a uma introdução geral dos conteúdos programáticos e terão uma forma expositiva. Seguir-se-ão sessões em regime seminarial, consistindo na leitura e análise de textos filosóficos e seu confronto com uma seleccção de passagens escritas por artistas. Os alunos serão convidados a identificar e discutir a formulação de problemas da criação artística contemporânea com referência a questões filosóficas do nosso tempo e que, nas sessões subsequentes, encontrarão materializados num conjunto de obras do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.
Método de avaliação
A avaliação será feita com base num trabalho escrito com cerca de 12 páginas (70%) e na assiduidade e participação oral na discussão ao longo das sessões (30%).