Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Degradação de Ecossistemas Mediterrâneos

Código

722041080

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

10

Professor responsável

Pedro Cortesão Casimiro

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Reconhecer a especificidade dos ecossistemas mediterrâneos
b) Compreender os diferentes factores que contribuem para a sua identidade.
c) Apreender os contextos naturais e socioeconómicos que contribuem para a diferenciação dentro da Região Mediterrânea
d) Avaliar os factores que contribuem para a degradação deste ecossistema.
e) Analisar as fragilidades e potencialidades do Portugal Mediterrâneo
f) Desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos no diagnóstico e mitigação dos processos de degradação
g) Interpretar de forma crítica e analítica textos e dados.

Pré-requisitos

Não Aplicável

Conteúdo

1) O contexto geográfico do Mediterrâneo
2) As diferenciações espaciais, caracterização
3) Os processos de degradação dos ecossistemas mediterrâneos, causas e consequências
4) Fragilidades e potencialidades destes ecossistemas
5) A utilização dos recursos naturais
6) O fenómeno da Desertificação
7) Perspectivas futuras.

Bibliografia

Allen, H.D. (2001). Mediterranean Ecogeography – Ecogeography Series. Harlow: Pearson.

Brandt, C.J.& Thornes, J.B. (1996). Mediterranean Desertification and Land Use. Londres: Wiley.

Batisse, M. (1989). Futures for the Mediterranean Bassin – The Blue Plan. N. York: Oxford
University Press.

Conacher, A.& Sala, M. (1998.) Land Degradation in Mediterranean Environments of the World – Nature and Extent, Causes and Solutions. Londres: Willey.

Grove, A.T.& Rackham, O. (2003). The Nature of Mediterranean Europe – An Ecological History, N. York: Yale University Press.

Rundel, P.W., Montenegro G., Jaksic, F.M. (1998). Landscape Disturbance and Biodiversity in Mediterranean Type Ecosystems. N. York: Springer.

Método de ensino

Aulas expositivas e participativas

Método de avaliação

Leitura de um conjunto de textos temáticos;
Elaboração de um trabalho de investigação apoiado em trabalho de campo, bibliografia e informação documental diversa resultantes de pesquisa autónoma (100% da avaliação).
Apresentação oral do trabalho de investigação desenvolvido.

[Segundo as Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento.]

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