
Degradação de Ecossistemas Mediterrâneos
Código
722041080
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
10
Professor responsável
Pedro Cortesão Casimiro
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Reconhecer a especificidade dos ecossistemas mediterrâneos
b) Compreender os diferentes factores que contribuem para a sua identidade.
c) Apreender os contextos naturais e socioeconómicos que contribuem para a diferenciação dentro da Região Mediterrânea
d) Avaliar os factores que contribuem para a degradação deste ecossistema.
e) Analisar as fragilidades e potencialidades do Portugal Mediterrâneo
f) Desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos no diagnóstico e mitigação dos processos de degradação
g) Interpretar de forma crítica e analítica textos e dados.
Pré-requisitos
Não Aplicável
Conteúdo
1) O contexto geográfico do Mediterrâneo
2) As diferenciações espaciais, caracterização
3) Os processos de degradação dos ecossistemas mediterrâneos, causas e consequências
4) Fragilidades e potencialidades destes ecossistemas
5) A utilização dos recursos naturais
6) O fenómeno da Desertificação
7) Perspectivas futuras.
Bibliografia
Allen, H.D. (2001). Mediterranean Ecogeography – Ecogeography Series. Harlow: Pearson.
Brandt, C.J.& Thornes, J.B. (1996). Mediterranean Desertification and Land Use. Londres: Wiley.
Batisse, M. (1989). Futures for the Mediterranean Bassin – The Blue Plan. N. York: Oxford
University Press.
Conacher, A.& Sala, M. (1998.) Land Degradation in Mediterranean Environments of the World – Nature and Extent, Causes and Solutions. Londres: Willey.
Grove, A.T.& Rackham, O. (2003). The Nature of Mediterranean Europe – An Ecological History, N. York: Yale University Press.
Rundel, P.W., Montenegro G., Jaksic, F.M. (1998). Landscape Disturbance and Biodiversity in Mediterranean Type Ecosystems. N. York: Springer.
Método de ensino
Aulas expositivas e participativas
Método de avaliação
Leitura de um conjunto de textos temáticos;
Elaboração de um trabalho de investigação apoiado em trabalho de campo, bibliografia e informação documental diversa resultantes de pesquisa autónoma (100% da avaliação).
Apresentação oral do trabalho de investigação desenvolvido.
[Segundo as Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento.]
Cursos
- Gestão do Território - Área de Especialização em Território e Desenvolvimento
- Gestão do Território - Área de Especialização em Deteção Remota e Sistemas de Informação Geográfica
- Ensino de Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Gestão do Território - Área de Especialização em Ambiente e Recursos Naturais
- Gestão do Território - Área de Especialização em Planeamento e Ordenamento do Território