
Património e Museus
Código
722051211
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
10
Professor responsável
Graça Filipe
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português sem apoio tutorial em LE
Objectivos
Pretende-se que o aluno seja capaz de:
a. aprofundar os conhecimentos teóricos e metodológicos indispensáveis para o estudo das temáticas patrimoniais e museológicas;
b. reflectir sobre a actual situação patrimonial e museológica em Portugal, e de ministrar formação avançada nessa área tendo em vista instituições culturais de âmbito local e territorial;
c. elaborar análises originais, redigir textos complexos e transmitir de forma correcta e acessível, para públicos diversificados, os resultados de uma pesquisa acerca do Património e dos Museus;
d. desenvolver aplicações originais sobre a dinamização do património;
e. adquirir as competências que permitam a divulgação do património edificado e museológico no âmbito municipal, tendo como suporte para esse trabalho o conhecimento aprofundado da sua dimensão histórica;
f. adquirir as competências necessárias para uma formação avançada na área das Práticas de Cultura.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Os conteúdos programáticos estruturam-se e articulam-se transversalmente em seis vertentes de abordagem teórica e aplicada:
1.Enquadramento legal do património e dos museus em Portugal. Competências dos Municípios.
2.Patrimónios, museus e práticas culturais – breve abordagem histórica e principais conceitos numa perspectiva contemporânea.
3.Instituições, instrumentos e meios de proteção do património.
4.Gestão patrimonial e museus.
5.Comunicação e divulgação de património. Educação patrimonial.
6.Património e desenvolvimento local.
Bibliografia
CHOAY, Françoise, 2011. As questões do património. Antologia para um combate. Lisboa: Edições 70.
CUSTÓDIO, Jorge (Coord.científica), 2010. 100 Anos de Património: Memória e Identidade. Portugal 1910-2010. Lisboa: Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, I.P.
FILIPE, Graça, 2011. O poder dos museus: reflectindo sobre as missões e a sustentabilidade dos museus, em teoria e na prática, Encontro do ICOM-PT novembro 2011 Museus e Sustentabilidade Financeira - http://www.icom-portugal.org/multimedia/Ficheiros/Filipe_%20G_%20O%20poder%20dos%20museus.pdf
GUEDES, Natália Correia, 2013. Museus Portugueses. 1980-2010. In FILIPE, G. (Coord. Ed.) VI Encontro de Museus de Países e Comunidades de Língua Portuguesa. Atas 2012. Lisboa.
MAIRESSE, F. e DESVALLEES, A. (dir), 2013. Conceitos-chave de museologia. São Paulo: ICOM /Armand Colin.
VARINE, Hugues de, 2012 [2002]. As Raízes do Futuro - O património ao serviço do desenvolvimento local, trad. Maria de Lourdes Parreiras Horta, Brasil, Porto Alegre, Editora Medianiz.
Método de ensino
Sessões teóricas de dimensão discursiva, com integração dos conteúdos programáticos apresentados nas aulas e sobre temas previamente preparados pelos discentes.
Sessões práticas de debate sobre a recente actividade na área da museologia e do património cultural e os casos de estudo escolhidos ao longo do seminário.
Visitas de estudo.
Método de avaliação
Assiduidade e participação geral no seminário - 25%.
Elaboração de um ensaio ou trabalho de projecto, apresentado e discutido no seminário - 50%.
Elaboração de uma recensão crítica - 25%.