Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Comunicação e Valorização do Património Arqueológico

Código

722051390

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

10

Professor responsável

Leonor Medeiros

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Objectivos

a) Identificação de dinâmicas fundamentais na aplicação das teorias da comunicação à gestão do património arqueológico.
b) Compreender os processos e metodologias de comunicação de ciência.
c) Conhecer diversos modos de relacionamento com o público.
d) Adquirir utensilagem teórica e metodológica adequada à valorização e transmissão do conhecimento arqueológico.
e) Adquirir competências práticas para o desenvolvimento de estratégias de comunicação adaptadas ao património.

Pré-requisitos

Conteúdo

A. Introdução à Comunicação de Ciência e sua adequação à Arqueologia e Património;
B. A Comunicação como recurso actual essencial para a valorização e proteção do património;
C. Comunicação como processo e diálogo: comunicação multidireccional;
D. Do relatório técnico à linguagem do público;
E. O público como actor principal do processo de interpretação e comunicação do património;
F. Discursos autorizados e o património: a transformação do papel do especialista nas actuais práticas patrimoniais;
G. Como identificar e comunicar o \"espírito do lugar\" do sítio arqueológico;
H. Citizen Science, Crowdsourcing, e Storytelling Digital: as novas tecnologias ao serviço do património e dos públicos;
I. Legislação e Boas práticas em interpretação e comunicação do património arqueológico;
J. Da teoria à prática: casos de estudo e trabalho de campo.

Bibliografia

BRITTAIN, Marcus and Timothy Clack, eds. (2007) Archaeology and the Media, Walnut Creek: Left Coast Press

CERAM, C.W., 1980. Deuses, Túmulos e Sábios — O Romance da Arqueologia. Lisboa: Livros do Brasil

CHENG, DONGHONG, et al (eds), 2008. Communicating Science in Social Contexts. New Models, New Practices. New York: Springer.

DIAS, Camila Delmondes et al. Divulgando a arqueologia: comunicando o conhecimento para a sociedade.Cienc. Cult. [online]. 2013, vol.65, n.2, pp. 48-52.

HARDING, Anthony. 2007. Communication in Archaeology. European Journal of Archaeology Vol. 10(2–3), pp. 119–133

HOLTORF, Cornelius. 2007. Can You Hear Me At the Back? Archaeology, Communication and Society. European Journal of Archaeology Vol. 10(2–3), pp. 149–165

RICHARDSON, L. 2013. A Digital Public Archaeology?. Papers from the Institute of Archaeology, 23(1): 10, pp. 1-12

WILSON, A. et al. 2001. Manual de Comunicação em Ciência. Lisboa: Editora Replicação

Método de ensino

Aulas teóricas acompanhadas por informação audiovisual.
Aulas práticas orientadas para o desenvolvimento de metodologias de investigação para a elaboração de estudos e projectos de trabalho.
Trabalho realizado individualmente pelos discentes, para desenvolvimento de competências de análise e familiarização com novas tecnologias e suas potencialidades.
Visitas de estudo a museus, sítios arqueológicos e outros conjuntos patrimoniais.

Método de avaliação

Dois elementos de avaliação: um trabalho escrito individual (70% da nota final) e uma apresentação oral individual (30% da nota final).

Cursos