
Ciência, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento
Código
722051401
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Formação ao Longo da Vida
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Objectivos
1. Conhecimento dos principais aspectos relativos à formulação de política de ciência e
tecnologia
2. Capacidade de observação, análise e comparação como ferramentas de aprendizagem e
desenvolvimento de politicas;
3. Capacidade crítica de compreensão e análise da construção social de sistemas
tecnológicos;
4. Capacidade de identificação e análise e interpretação dos principais aspectos relativos ao
desenho de estratégias e formulação de políticas de ciência e tecnologia no contexto
actual.
Pré-requisitos
Conteúdo
Bibliografia
• Biejker, W., Hughes, T. and Pinch, T. (1989), “The Social Construction of Technological
Systems”, MIT Press.
• Callon, M., Lascoumes, P. and Barthe, Y. (2001), “Acting in and uncertain world – an
essay on technical democracy”, MIT Press.
• Conceição, P., Heitor, M. and Lundvall, B.A., (2003), “Innovation, Competence Building,
and Social Cohesion In Europe: Towards a Learning Society”, Edward Elgar.
• Edgerton, D. (2007), “The shock of the old: technology and global history since 1900”,
Oxford Univ Press.
13
• Granger Morgan, M., Fischhoff, B., Bostrom, A., and Atman, C. J. (2002), “Risk
Communication: A Mental Models Approach”, Cambridge Univ Press.
• Lundvall, B.A. (1992). National System of Innovation – Towards a Theory of Innovation
and Interactive Learning, London: Printer Publishers.
• Nelson, R. (1993). National Innovation Systems, Oxford, UK: Oxford University Press.
• OECD(1992). TEP – Technology and the Economy: the key relationships
• Polanyi, M. (1966), “The Tacit Dimension”. London, Routledge. University of Chicago
Press.
• Polanyi, M. (1969), “Knowing and Being”. Edited with an introduction by Marjorie Grene.
University of Chicago Press and (UK) Routledge and Kegan Paul.
• Salomon, J.J. (1973), Science and Politics, MIT Press.
• Wagner, T. (2012), “Creating Innovators: The Making of Young People Who Will Change
the World”, Scribner, New York.
Mais bibliografia a disponibilizar pelo docente
Método de ensino
Aulas teórico-práticas: apresentação e discussão dos vários tópicos do programa.
Reflexão e discussão sobre textos seleccionados ou casos práticos reais.
Preparação de apresentações orais sobre temas específicos, com supervisão do docente.
Método de avaliação
Intervenções orais em debate nas aulas teórico-práticas (50%).
Trabalho, na forma de um “Artigo de investigação” (50%).