Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Cultura Científica e Comunicação de Ciência

Código

722051402

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Formação ao Longo da Vida

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Objectivos

1. Capacidade de enquadrar e problematizar diversas aceções de “cultura científica” e de as
relacionar com diferentes modelos de Comunicação Pública da Ciência (CPC)
2. Capacidade de reconhecer e situar historicamente diferentes modelos de CPC
3. Capacidade de problematizar as potencialidades e limites de diferentes modelos de CPC
4. Capacidade de identificar diferentes abordagens sociológicas sobre a ciência, e compreender as
implicações que estas têm nos modelos de CPC
5. Capacidade de analisar criticamente indicadores estatísticos e estudos qualitativos sobre estas
matérias
6. Capacidade de discutir problemáticas específicas no domínio da CPC, designadamente no campo
dos media, dos museus, e da comunicação institucional
7. Capacidade de observar, apresentar e analisar criticamente exemplos concretos de CPC
8. Capacidade de realizar e apresentar pequenas pesquisas sobre estes temas

Pré-requisitos

Conteúdo

1. Da cultura da ciência à ciência como parte da cultura
Ciência e modernidade
Ciência como instituição, modo de conhecimento, recurso, ideologia e problema social
2. Confrontando modelos de comunicação pública da ciência
Literacia científica: conceções e formas de aferição
“Modelo do défice”: conhecimentos vs. atitudes; comunicação top-down e one-way
Abordagens “contextuais”: aprendizagens em “livre escolha”, contextualização e
experimentação; ciência e saberes do quotidiano; estudos quantitativos vs. qualitativos
Diálogo e participação: ciência cidadã e políticas de ciência com/para a sociedade
Públicos e modos de relação com a ciência
3. Algumas problemáticas especializadas
Ciência e média; museus e centros de ciência; comunicação institucional; ensino das ciências
4. Exemplos de atividades de comunicação pública de ciência realizadas em diversos contextos
nacionais e internacionais

Bibliografia

Ávila, P.; P. Castro 2003 \"Compreender a ciência” in M. E. Gonçalves (org.), Os Portugueses e a
Ciência, Lisboa, Dom Quixote.
Bauer, M.; N. Allum; S. Miller 2006 \"What can we learn from 25-years of PUS research\", Public
Understanding of Science, 16 (1), 79-95
Bucchi, M.; B. Trench (orgs) 2008 Handbook of Public Communication of Science and Technology,
NYork, Routledge
Conceição, C. P. 2011 Promoção de Cultura Científica. Análise teórica e estudo de caso do programa
Ciência Viva, Lisboa, ISCTE-IUL
Costa, A. F.; P. Ávila; S. Mateus 2002 Públicos da Ciência em Portugal, Lisboa, Gradiva.
Falk, J. 2001 \"Free-choice science learning: framing the discussion\" in Free-Choice Science Education,
NYork, Teachers College Press
Lewenstein, B. V. 2010 “Models of public understanding”, ArteCToS, 3 (1), 13-29.
Wynne, B. 1995 \"Public understanding of science\" in S. Jasanoff et al, Handbook of Science and
Technology Studies, Thousand Oaks, Sage Publications.

Método de ensino

- Participação em sessões de exposição dos conteúdos pelo docente e debate ativo pelos alunos,
tendo por base a bibliografia básica da UC.
- Desenvolvimento, em equipa, de pesquisas autónomas e sua apresentação/discussão em sala de
aula.
- Elaboração de um ensaio individual sobre temas seleccionados do programa, tendo por base
pesquisa bibliográfica e, preferencialmente, também alguma pesquisa empírica.

Método de avaliação

- Debate e participação oral nas sessões
- Observação, análise e apresentação em aula, em grupo, de uma actividade/suporte de
comunicação pública da ciência à escolha dos alunos
- Redação de um ensaio escrito individual sobre temas selecionados do programa (10 a 12 páginas de
texto)

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