
Métodos Mistos de Pesquisa e Análise
Código
722051406
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Formação ao Longo da Vida
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Objectivos
a) Capacidade de identificar e discutir criticamente a pertinência e a utilização de Métodos
Mistos em estudos e análises;
b) Capacidade de selecionar e planear combinações de métodos, de forma apropriada a
pesquisas e análises específicas (desenho de pesquisa com Métodos Mistos);
c) Capacidade de utilizar múltiplos métodos qualitativos na recolha e análise de informação
empírica;
d) Capacidade de utilizar métodos qualitativos em combinação com métodos quantitativos
na recolha e análise de informação empírica;
e) Capacidade de integrar analiticamente procedimentos e resultados em pesquisas e
análises com Métodos Mistos;
f) Capacidade de interpretar e elaborar relatórios baseados na utilização de Métodos Mistos.
Pré-requisitos
Conteúdo
1. Contraposição entre métodos quantitativos e métodos qualitativos
2. Métodos mistos: da contraposição à combinação
3. Estratégias metodológicas e tipos de análises
4. Entrevistas e grupos focais
5. Observação direta e participante
6. Documentação e análises de conteúdo
7. Análises de média e de redes
8. Análises multivariadas
9. Análises biográficas
10. Investigação-ação
Bibliografia
Bryman, A. (2012), Social Research Methods (4th ed.), Oxford U. Press.
Costa, A.F.; Pegado, E.; Ávila, P. & Coelho, A.R. (2013), ‘Mixed-methods evaluation in complex programmes’,
Evaluation and Program Planning 39.
Creswell, J. W. (2014), A Concise Introduction to Mixed Methods Research, Sage.
Ragin, C.C. (2014), The Comparative Method: Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies, U.
California Press.
Small, M. L. (2011), ‘How to conduct a mixed methods study’, Annual Review of Sociology 37.
Creswell, J., & Plano Clark, V. (2007). Designing and Conducting Mixed Methods Research, Sage.
Ragin, C.C. & Amoroso, L.M. (2010), Constructing Social Research: The Unity and Diversity of Method, Sage.
Tashakkori, A. & Teddlie, C. (2010), Handbook of Mixed Methods in Social & Behavioral Research (2nd ed.),
Sage.
Método de ensino
Aulas teóricas dirigidas à sistematização geral e problematização crítica dos Métodos
Mistos. Aulas teórico-práticas de apresentação e debate de casos e exercícios de aplicação.
Trabalho autónomo dos alunos com orientação tutorial: estudo da bibliografia; pesquisa,
apresentação e debate de casos e aplicações; elaboração de um relatório individual escrito.
Método de avaliação
a) Assiduidade e participação nas aulas: 20%;
b) Identificação, apresentação e debate de casos: 40%;
c) Relatório individual escrito sobre desenho de uma pesquisa com Métodos Mistos: 40%.