Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Negociação, avaliação e elaboração de candidaturas europeias

Código

722051407

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Formação ao Longo da Vida

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Objectivos

11. Capacidade de definir e caracterizar a “Europa do Conhecimento”;
12. Compreender a tensão entre a Europa do Conhecimento e a 5ª Liberdade;
13. Conhecer e compreender o contexto político, as dinâmicas e o calendário de interacção entre implementação de políticas e programas;
14. Conhecer a história e as razões para a criação das políticas e programas europeus de financiamento da investigação, inovação e Ensino Superior;
15. Compreender e caracterizar:
. o Espaço Europeu de Investigação;
. a transição de um paradigma de I&D (investigação e desenvolvimento) para um de I&I (investigação e inovação) no contexto dos programas Europeus;
. a relação entre a agenda de modernização do ensino superior da Comissão Europeia e os instrumentos de intervenção directa criados;
16. Capacidade de posicionamento institucional e pessoal (óptica do investigador / óptica
do gestor / óptica do policy-maker) na negociação e influência no “agenda-setting”;
17. Compreender os processos de avaliação de programas e políticas Europeus;
18. Conhecer os critérios e procedimentos e compreender as dinâmicas dos processos de avaliação de propostas nos diversos instrumentos Europeus;
19. Capacidade de interpretar adequadamente os concursos Europeus;
20. Conhecer as diversas etapas para o desenvolvimento de uma proposta e capacidade de a estruturar e planear o seu desenvolvimento até à submissão com sucesso.

Pré-requisitos

Conteúdo

15. A “Europa do Conhecimento”:
. raízes e definições;
. tendências desde a segunda guerra mundial;
. a 5ª Liberdade;
. contexto político e implementação dos programas;
16. As razões para o financiamento de investigação e inovação ao nível Europeu;
17. A História dos programas e políticas de investigação europeias;
18. Fundamentos e funcionamento do Espaço Europeu de Investigação;
19. A actividade da UE:
. ao nível das políticas de investigação;
. ao nível dos programas de investigação;
20. Os actuais instrumentos:
. Programa Quadro de Investigação e Inovação – Horizonte 2020;
. ERASMUS +
. Outros programas Europeus (Cultura, etc)
21. Mecanismos de posicionamento e influência face aos programas Europeus de
investigação e inovação;
22. Avaliação de programas e políticas de investigação e inovação;
23. Avaliação de projectos de investigação e inovação:
. Critérios e procedimentos;
. Casos práticos;
24. Considerações e estratégias na elaboração de propostas:
. Critérios e procedimentos;
. Casos práticos.

Bibliografia

EC (1997) `Towards a Europe of knowledge` disponível em http://eurlex.europa.eu/legalcontent/
EN/TXT/PDF/?uri=CELEX:51997DC0563&from=EN
EC (2003) `The role of the universities in the Europe of knowledge` disponível em http://eurlex.
europa.eu/legalcontent/EN/TXT/PDF/?uri=CELEX:52003DC0058&from=EN
UNESCO World Report (2005) `Towards Knowledge societies` disponível em
http://www.unesco.org/new/en/communication-andinformation/resources/publicationsand-
communicationmaterials/publications/full-list/towards-knowledge-societies-unescoworld-
report/
Van Vught (2006) `A supranational European university policy?` disponível em:
http://www.utwente.nl/bms/cheps/summer_school/Literature/Van%20Vught%20EU%202.p
df
EC 2010 ‘EUROPE 2020: A strategy for smart, sustainable and inclusive growth’ disponível em
http://www.elgpn.eu/elgpndb/fileserver/files/39
EC (2000) ‘Towards a European Research Area’ (2000) disponível em
http://eurlex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/PDF/?uri=CELEX:52000DC0006&from=EN
EC (2007) Green Paper ‘The ERA: New Perspectives’ disponível em
http://ec.europa.eu/research/era/pdf/era-greenpaper_en.pdf
EC (2012) ‘A Reinforced European Research Area Partnership for
Excellence and Growth’ (2012) disponível em
http://ec.europa.eu/euraxess/pdf/research_policies/era-communication_en.pdf
Site Horizon 2020 em http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/

Método de ensino

Aulas teóricas: apresentação e discussão dos vários tópicos do programa.
Seminários: reflexão e discussão sobre textos seleccionados ou casos práticos reais.
Preparação de apresentações orais sobre temas específicos, com supervisão do docente.

Método de avaliação

Intervenções orais em debate nas aulas teórico-práticas (50%).
2 trabalhos de grupo ou individuais apoiados em bibliografia e informação documental
diversa (25% + 25%).

Cursos