Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Conceitos e Práticas de Gestão e Inovação

Código

722051408

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Formação ao Longo da Vida

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Objectivos

Introduzir estudantes a conceitos base e á pratica de inovação
A construção social de sistemas tecnológicos: infraestruturas, instituições e incentivos. A economia
da mudança tecnológica: introdução aos conceitos de inovação. Regulação e inovação tecnológica.

Pré-requisitos

Conteúdo

Bibliografia

Conceição, P., Heitor, M. and Lundvall, B.A., (2003), “Innovation, Competence Building, and Social
Cohesion In Europe: Towards a Learning Society”, Edward Elgar. International Handbook on
Innovation, Elsevier
OECD(1992). TEP – Technology and the Economy: the key relationships
20
Pavitt, K. (1999), Technology, Management and Systems of Innovation, Edward Elgar.
Freeman, C. and Soete, L. (1997), The Economics of Industrial Innovation, 3 rd edition; Pinter,
London
Malecki, E.J. (1997), Technology & Economic Development, Adsion Wesley Longman Ltd
Edquist, C. and Mckelvey, M. (2000), Systems of Innovation: Growth, Competitiveness and
Employment, Edward Elgar
Lundvall, B.A. (1992). National System of Innovation – Towards a Theory of Innovation and
Interactive Learning, London: Printer Publishers.
Nelson, R. (1993). National Innovation Systems, Oxford, UK: Oxford University Press.
Ostry, S. and Nelson, R. (1995), “Techno-nationalism and techno-globalism: conflict and
cooperation”, The Brookings Institution, Washington.
Berger, S. (2005), “How we compete – what companies around the world are doing to make it in
today´s global economy”, Doubleday Press.
Cassiolato, J., Lastres, H. e Stalliveri, F. (2008), “Arranjos produtivos locais – uma alternative para o
desenvolvimento”, E-papers, Rio de Janeiro.
Mais bibliografia a disponibilizar pelo docente

Método de ensino

- Participação em sessões de exposição dos conteúdos pelo docente e debate ativo pelos alunos,
tendo por base a bibliografia básica da UC.
- Desenvolvimento, em equipa, de pesquisas autónomas e sua apresentação/discussão em sala de
aula.
- Elaboração de um ensaio individual sobre temas seleccionados do programa, tendo por base
pesquisa bibliográfica pesquisa empírica.

Método de avaliação

Trabalho, na forma de um relatório ou caso de estudo

Cursos