
Conceitos e Práticas de Gestão e Inovação
Código
722051408
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Formação ao Longo da Vida
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Objectivos
Introduzir estudantes a conceitos base e á pratica de inovação
A construção social de sistemas tecnológicos: infraestruturas, instituições e incentivos. A economia
da mudança tecnológica: introdução aos conceitos de inovação. Regulação e inovação tecnológica.
Pré-requisitos
Conteúdo
Bibliografia
Conceição, P., Heitor, M. and Lundvall, B.A., (2003), “Innovation, Competence Building, and Social
Cohesion In Europe: Towards a Learning Society”, Edward Elgar. International Handbook on
Innovation, Elsevier
OECD(1992). TEP – Technology and the Economy: the key relationships
20
Pavitt, K. (1999), Technology, Management and Systems of Innovation, Edward Elgar.
Freeman, C. and Soete, L. (1997), The Economics of Industrial Innovation, 3 rd edition; Pinter,
London
Malecki, E.J. (1997), Technology & Economic Development, Adsion Wesley Longman Ltd
Edquist, C. and Mckelvey, M. (2000), Systems of Innovation: Growth, Competitiveness and
Employment, Edward Elgar
Lundvall, B.A. (1992). National System of Innovation – Towards a Theory of Innovation and
Interactive Learning, London: Printer Publishers.
Nelson, R. (1993). National Innovation Systems, Oxford, UK: Oxford University Press.
Ostry, S. and Nelson, R. (1995), “Techno-nationalism and techno-globalism: conflict and
cooperation”, The Brookings Institution, Washington.
Berger, S. (2005), “How we compete – what companies around the world are doing to make it in
today´s global economy”, Doubleday Press.
Cassiolato, J., Lastres, H. e Stalliveri, F. (2008), “Arranjos produtivos locais – uma alternative para o
desenvolvimento”, E-papers, Rio de Janeiro.
Mais bibliografia a disponibilizar pelo docente
Método de ensino
- Participação em sessões de exposição dos conteúdos pelo docente e debate ativo pelos alunos,
tendo por base a bibliografia básica da UC.
- Desenvolvimento, em equipa, de pesquisas autónomas e sua apresentação/discussão em sala de
aula.
- Elaboração de um ensaio individual sobre temas seleccionados do programa, tendo por base
pesquisa bibliográfica pesquisa empírica.
Método de avaliação
Trabalho, na forma de um relatório ou caso de estudo