
Diplomacia num Mundo Global
Código
722071124
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Formação ao Longo da Vida
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1 – Desenvolver a capacidade de conceptualizar uma Ordem Mundial
2 – Analisar e estudar as ordens mundiais, especialmente a partir da Segunda Guerra mundial e da Guerra fria
3 – Entender quem são os novos atores internacionais pós-guerra-fria e no quadro do Terrorismo Internacional
4 – A Diplomacia num mundo que procura uma nova Ordem Mundial
5 – Os 3 grandes pilares da Diplomacia: Representação ( Diplomacia Pública ) Negociação e Informação
6 - Estruturas das Carreiras diplomáticas modernas – Uma comparação entre 3 países europeus e Portugal
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1 – O que é uma Ordem Mundial: do paradigma de Westfalia à atualidade
2 – Diplomacia Bilateral e Multilateral
3 – A Diplomacia no pós II Guerra Mundial
4 – A Guerra Fria: Paul Nitze versus George Kennan
5 – Novas fronteiras – novos atores internacionais
6 – Terrorismo e Diplomacia – novos desafios
7 – Os tres pilares da Diplomacia: Intelligence e Diplomacia
8 – Diplomacia política, económica e cultural – as redes em que se insere
9 – A Negociação, a Interculturalidade e a Decisão
10 – Um conferencista convidado
11 – Um exercicio de simulação
12 – Um exercicio de simulação
Bibliografia
1- Clark,I., Globalization and International Relations Theory,Oxford Univ. Press, 1999
2- Global Strategic Trends – Out to 2040,Strategic Trends Programme, 4. Ed. Ministry of Defence, Swindon, 2011
3 - Kissinger, Henry, Diplomacy, Simon & Shuster, London......,1995
4 - Kissinger, Henry, Does America Need a Foreign Policy, Simon & Shuster, NY 2001
5 – Stiglitz, Joseph, Making Globalization Work, W.W.Norton, NY 2008
6 – Thomson, Nicholas, The Hawk and the Dove, Henry Holt & Company, NY, 2009
- Outras leituras serão indicadas durante o curso
Método de ensino
Aulas, discussão de problemas, simulações e conferências
Método de avaliação
- Assiduidade e participação nas sessões e nos exercícios de simulação
- Relatório escrito com um máximo de 20 páginas e exercícios de oralidade