
Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em Português e Inglês
Código
722171260
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
5
Horas semanais
1.5
Língua de ensino
Objectivos
a) Demonstrar capacidade de investigação e leitura de bibliografia relevante.
b) Manifestar capacidade de relacionar e articular conceitos e leituras com a sua experiência educativa.
c) Demonstrar capacidade de análise crítica da revisão da literatura bem como do seu desenvolvimento
profissional e pessoal.
d) Evidenciar aprendizagem e abertura à mudança através de um processo de interrogação reflexiva.
e) Contribuir de forma ética para a criação de um ambiente de participação responsável no grupo de trabalho.
f) Dominar a planificação global do texto da componente não letiva, assegurando a respetiva coerência.
g) Redigir num estilo académico apropriado, gerindo responsabilidades enunciativas e respeitando convenções
de citação e de apresentação bibliográfica.
h) Redigir com objetividade, concisão e fluência, dominando a gramática e a ortografia.
Pré-requisitos
Conteúdo
a) A atualidade do conceito de professor-investigador.
b) Metodologias de investigação em educação.
c) Investigação em educação de língua materna e de línguas estrangeiras.
d) Objetivos e questões de investigação.
e) Recolha e tratamento de dados; análise e discussão dos resultados.
f) Pesquisa, resumo, síntese e apreciação crítica da literatura.
g) Organização e planificação textual.
h) Avaliação da investigação em educação.
Bibliografia
Bulea, E. & Bronckart, J.-P. (2010). Les conditions d’exploitation de l’analyse des pratiques pour la formation des
enseignants. In : Linguarum Arena, vol. 1, n° 1, pp. 43-60.
Bronckart, Jean-Paul (2007). Desarrollo del lenguaje y didática de las lenguas.
Buenos Aires: Miño y Dávila.
Método de ensino
Apresentação e discussão de temas e problemas de investigação em educação de Língua Materna/Língua
Estrangeira/Língua Clássica (LM/LE/LC). Análise de projetos de investigação/ação e de estudos de caso;
análise crítica e reflexiva das propostas individuais de investigação e da prática de ensino-aprendizagem da
LM/LE/LC.
Acompanhamento individual e em pequenos grupos do desenvolvimento do trabalho de redação do capítulo de relatório.
Método de avaliação
Avaliação contínua baseada em tarefas práticas, tutorias e auto-aprendizagem. Redação, teoricamente
fundamentada, de um capítulo do relatório, analisando criticamente o processo de ensino-aprendizagem à luz
dos pressupostos teóricos e dos resultados alcançados.
É necessária a participação em, pelo menos, 70% das sessões.