
Prática de Ensino Supervisionada em Português e Inglês
Código
722171261
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
45
Horas semanais
2
Língua de ensino
Objectivos
a) Aplicar conhecimentos científicos, pedagógicos, didácticos e metodológicos à definição, gestão e avaliação
de planos curriculares e de práticas pedagógicas específicas do ensino das Línguas Clássicas (LC),
especificamente do Latim.
b) Aplicar ao trabalho de observação de aulas leccionadas pelo orientador cooperante e à planificação,
execução e avaliação de aulas de Latim as competências adquiridas em metodologias de investigação
educacional, transversais à formação em Ciências da Educação e em Didáctica.
c) Desenvolver a planificação e implementação de práticas pedagógico-didácticas inovadoras.
d) Desenvolver um conhecimento dos estudantes em contexto escolar, suas semelhanças e diferenças,
sobretudo relativamente às suas necessidades, comportamento, motivação e níveis de aprendizagem.
e) Desenvolver uma reflexão informada e crítica sobre o contexto educativo das LC.
f) Relacionar as componentes formativa, reflexiva, investigativa com a actividade do docente de LC.
Pré-requisitos
Conteúdo
a) Observação e análise de contextos educativos.
b) Aplicação prática do currículo e programa de Latim.
c) Planificação e leccionação de aulas e unidades de ensino.
d) A adaptação de abordagens de ensino do Latim ao contexto educativo e às necessidades dos alunos.
e) Avaliação crítica e aplicação prática e desenvolvimento de materiais e recursos.
f) A dimensão cultural do ensino das línguas clássicas.
g) A educação para a cidadania em relação com o ensino-aprendizagem do Latim.
h) Planificação e implementação de actividades e projectos de integração escolar.
i) Avaliação contínua, incluindo modalidades de avaliação diagnóstica, formativa e sumativa.
j) Trabalho em equipa, colaboração e networking.
k) Prática reflexiva e autoavaliação.
Bibliografia
Cerqueira, Luís, “Do Latim como forma de prazer”, Clássica, Boletim de Pedagogia e Cultura, 19, Lisboa,
Colibri/DEC, FLL, Dezembro 1993, pp. 55-63.
Jabouille, Victor, “Eu, Professor de Latim: hoje e amanhã”, Clássica, Boletim de Pedagogia e Cultura, 19, Lisboa,
Colibri/DEC, FLL, Dezembro 1993, pp. 37-54.
Jabouille, Victor, Subsídios para uma bibliografia da Didáctica das Línguas Clássicas, Lisboa, 1992.
Método de ensino
A prática de supervisão decorre numa perspectiva prescritiva, colaborativa e reflexiva, conduzindo a uma
reflexão sobre a actividade docente e o desenvolvimento profissional e pessoal, com abertura à inovação e
transformação, procurando sempre o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade reflexiva, sem
descurar a dimensão investigativa.
Método de avaliação
A avaliação é contínua nas modalidades de avaliação formativa e sumativa respeitante a todo o trabalho
desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada.