Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

O Governo da Cidade - Instituições e Poderes Locais (ISCTE-IUL)

Código

723000001

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

6

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

O objetivo primordial da cadeira é articular as heranças e os discursos sobre o poder no espaço urbano com a sua história concreta e as modalidades como se foi exercendo, desde o período medieval à era da democratização e da sociedade de massas. O seu âmbito cruza a história social com a institucional, e a escala de análise portuguesa com outras mais amplas.

Pré-requisitos

Conteúdo

O GOVERNO DAS CIDADES: INSTITUIÇÕES E PODERES LOCAIS. PORTUGAL, A EUROPA E OS IMPÉRIOS EUROPEUS NUMA PERSPECTIVA GLOBAL 1. INTRODUÇÃO GERAL Temas e problemas. 2. O PESO DAS HERANÇAS. A herança clássica e o governo da cidade. As cidades medievais e muçulmanas. O vocabulário e os seus contextos 3. PODERES E SOCIEDADES LOCAIS NO ANTIGO REGIME Crescimento urbano, capitalidade e restrição das autonomias. A ordem dos poderes: centro, periferias e «conquistas». Especificidades portuguesas no contexto europeu. A rede urbana e as suas implicações políticas. A sociedade urbana. Lisboa. O nascimento da «polícia». As cidades nos impérios. 4. A REVOLUÇÃO LIBERAL E A SOCIEDADE URBANA . A rutura política e a legislação liberal no seu contexto. A construção do Estado liberal e os poderes locais e municipais. Liberalismo e redefinição do espaço urbano. Migração, emigração e redefinição da rede urbana. As reformas administrativas do liberalismo à República. 5. O ESTADO NOVO E AS INSTITUIÇÕES LOCAIS.

Bibliografia

Método de ensino

Aulas teóricas, seguidas de aulas práticas de discussão de textos.

Método de avaliação

1º Participação nas aulas e na discussão dos textos distribuídos para cada uma (35%); 2º Breve ensaio final, a ser escolhido depois de debate com o docente (65%)

Cursos