Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História das Cidades e das Formas Urbanas (ISCTE-IUL)

Código

723000002

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

6

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta Unidade Curricular procura a compreensão da evolução histórica das formas urbanas na Europa. O facto de partir da cidade romana justifica-se pela importância que a ordem visual romana manteve como arquétipo ao longo dos tempos. Não visa ser uma história do urbanismo planeado mas sim da relação entre as formas urbanas, as sociedades nelas inscritas e as utopias dos que detiveram o poder. É uma cadeira fundamental para a vertente do mestrado intitulada ?Cidade e Património? fazendo uma ligação entre a história da cidade e as identidades que se foram materializando no seu decurso. Procura salientar a forte importância do não planeado na cidade sem esquecer as bases materiais e tecnológicas que são suporte das formas urbanas concretas.

Pré-requisitos

Conteúdo

1- Introdução 2- Conceitos 3- Roma ? a metrópole ? o poder e o Símbolo: Cidades romanas na península, questões e exemplos. 4- Cidades Medievais - Símbolos e realidades. 5- As Cidades Ideais e as utopias no renascimento - sua Influência. 6- Urbanismo moderno: Cidades capitais e autónomas. 7- Higienismo no dealbar do século XIX 8- Novas tecnologias e formas urbanas no século XIX: Condicionantes, modelos urbanísticos e realidades 1- As novas cidades Industriais. 2- As cidades Capitais e seus subúrbios 3- As cidades Balneares 4- Realidades escondidas, ?slums?, bairros de lata e expansão clandestina. 9- Critica da cidade: A estética, o ambiente e a circulação. Entre a utopia e a formação de novos interventores. 10- O urbanismo entre as duas guerras e no pós-guerra 11- A cidade Pós-Industrial: reurbanização e contra-urbanização.

Bibliografia

Método de ensino

A UC funcionará com aulas expositivas e aulas preparadas pelos estudantes. As primeiras visam fornecer informação sobre a temporalidade das formas urbanas. Proporcionar conhecimento sobre o seu desenvolvimento, conteúdo social, político e simbólico. Os estudantes deverão apresentar um tema do programa com base em bibliografia. Haverá reuniões de tutoria para preparação das apresentações. A análise de documentos preparará os estudantes para futuros trabalhos e será debatida nas aulas.

Método de avaliação

O objectivo do trabalho a apresentar nas aulas, que deverá ser entregue no final, é proporcionar a capacidade de compreensão e discussão de bibliografia organizando a exposição de forma temática. A distribuição de documentos nas aula, ou no e- learning, terá por objectivo desenvolver a análise histórica e crítica de documentos. Nesta Unidade procura-se desenvolver o esforço individual de trabalho e compreensão das matérias e avaliá-la.

Cursos