Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Metodologias em Antropologia

Código

73200100

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Antropologia

Créditos

10

Professor responsável

Amélia Frazão Moreira, Jorge Freitas Branco (ISCTE-IUL)

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Proporcionar ao estudante competências com vista à realização de pesquisa antropológica.
2. Promover o entendimento dos mais relevantes métodos interdisciplinares usados na análise do Património Cultural Imaterial.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

Conteúdos específicos para a área de especialidade – Políticas e Imagens da Cultura e Museologia – aprovada no âmbito do programa FCT de doutoramentos de excelência.

1. Etnografia e método: formulações clássicas e desafios contemporâneos
2. Procedimentos metodológicos em etnografia: recolha, registo, escrita.
3. A vida social dos objetos: do material ao imaterial.
4. Descrição e análise dos procedimentos de recolha, descrição, inventariação, arquivo e preservação do Património Cultural Imaterial
5. Aspetos éticos

Bibliografia

Appadurai, Arjun, 1986, The Social Life of Things. Commodities in Cultural Perspective, Cambridge, Cambridge University Press
Barley, Nigel, [1983], 2006, O antropólogo inocente. Lisboa, Fenda.
Bernard, H. R., 1995, Research Methods in Anthropology. Qualitative and Quantitative Approaches, Walnut Creek: Altamira Press.
Burgess, Robert, 1982, Field Research: A Sourcebook and Field Manual, Londres: Allen & Unwin.
Cabral, Clara Bertrand, 2011, Património Cultural Imaterial. Convenção da UNESCO e seus Contextos, Lisboa, Edições 70.
Costa, Paulo Ferreira da, 2011, Kit de recolha do Património Imaterial [edição eletrónica] http://www.imcip.pt/Data/Documents/DPI/Publicacoes/KIT%20Jovens
.pdf
Madden, Raymond, 2010, Being Ethnographic: A Guide to the Theory and Practice of Ethnography, London: Sage

Método de ensino

Tempo letivo (contexto de aula): ações de apresentação oral, trabalho escrito ou leitura pelos alunos, exposição teórica pelo docente, discussão do tema da aula.

Método de avaliação

Avaliação: apresentação e debate de um artigo de investigação: 20%, redação de um trabalho final individual: 80%.

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