
Metodologias em Antropologia
Código
73200100
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
10
Professor responsável
Amélia Frazão Moreira, Jorge Freitas Branco (ISCTE-IUL)
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Proporcionar ao estudante competências com vista à realização de pesquisa antropológica.
2. Promover o entendimento dos mais relevantes métodos interdisciplinares usados na análise do Património Cultural Imaterial.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Conteúdos específicos para a área de especialidade – Políticas e Imagens da Cultura e Museologia – aprovada no âmbito do programa FCT de doutoramentos de excelência.
1. Etnografia e método: formulações clássicas e desafios contemporâneos
2. Procedimentos metodológicos em etnografia: recolha, registo, escrita.
3. A vida social dos objetos: do material ao imaterial.
4. Descrição e análise dos procedimentos de recolha, descrição, inventariação, arquivo e preservação do Património Cultural Imaterial
5. Aspetos éticos
Bibliografia
Appadurai, Arjun, 1986, The Social Life of Things. Commodities in Cultural Perspective, Cambridge, Cambridge University Press
Barley, Nigel, [1983], 2006, O antropólogo inocente. Lisboa, Fenda.
Bernard, H. R., 1995, Research Methods in Anthropology. Qualitative and Quantitative Approaches, Walnut Creek: Altamira Press.
Burgess, Robert, 1982, Field Research: A Sourcebook and Field Manual, Londres: Allen & Unwin.
Cabral, Clara Bertrand, 2011, Património Cultural Imaterial. Convenção da UNESCO e seus Contextos, Lisboa, Edições 70.
Costa, Paulo Ferreira da, 2011, Kit de recolha do Património Imaterial [edição eletrónica] http://www.imcip.pt/Data/Documents/DPI/Publicacoes/KIT%20Jovens
.pdf
Madden, Raymond, 2010, Being Ethnographic: A Guide to the Theory and Practice of Ethnography, London: Sage
Método de ensino
Tempo letivo (contexto de aula): ações de apresentação oral, trabalho escrito ou leitura pelos alunos, exposição teórica pelo docente, discussão do tema da aula.
Método de avaliação
Avaliação: apresentação e debate de um artigo de investigação: 20%, redação de um trabalho final individual: 80%.