Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Metodologias em Filosofia

Código

73203100

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

10

Professor responsável

Diogo Pires Aurélio

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Adquirir o conhecimento alargado da variedade de conceitos, pontos de vista e de correntes no campo problemático da relação entre objectos filosóficos e procedimentos de acesso.
b) Obter uma noção aprofundada dos principais conflitos metodológicos e doutrinais que se estabilizaram como formas da tradição filosófica.
c) Adquirir a capacidade de estabelecer com o maior rigor os nexos (de influência, oposição, etc.) que ligam as diferentes concepções metodológicas e doutrinais desenvolvidas no pensamento contemporâneo.
d) Adquirir a capacidade de delimitar do modo mais sistemático as ligações e as fracturas que marcam o contraste, a ruptura e a continuidade da relação entre problemas e métodos na época contemporânea e nas épocas precedentes.
e) Adquirir competências de desenvolver, no quadro das questões de método vinculadas aos problemas respectivos, um ponto de vista autónomo e de o pôr à prova pela criação de conceitos com ele consistentes.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

O programa centra-se numa aproximação entre a Ética de Espinosa e Sobre a certeza de Wittgenstein, enquanto experiências de pensamento que, a partir de uma perspetiva imanentista, questionam os limites do saber e, nessa medida, ensaiam maneiras de pensar em ruptura com todas as formas de transcendência. Tratando-se de «experiências» onde estão em causa os fundamentos do conhecimento e do ser, tanto Espinosa como Wittgenstein evidenciam a cumplicidade existente entre os sistemas filosoficos e as metodologias através das quais eles se constituem, dando assim lugar à interrogação recorrente sobre a própria natureza da filosofia.

Bibliografia

Benett, J. (1984). A study of Spinoza’s Ethics, Cambridge (MA): Hackett Publishing.
Curley, E. (1988). Behind the Geometrical Method. An essay on Spinoza’s Ethics. Princeton, New Jersey: Princeton University Press.
Macherey, P. (1998,1997,1995,1997,1994). Introduction à l´Ethique de Sinoza, 5 vols. Paris: PUF.
Moore, G. E. (1959). Proof of an External World. In Philosophical Papers, New York: Macmillan
Moyal-Sharrock, D. (2007). Understanding Wittgenstein’s On Certainty, London: Palgrave Macmillan
Moyal-Sharrock, D., and Brenner, D. (2007).Readings of Wittgenstein’s On Certainty. London: Palgrave Macmillan.
Pires Aurélio, D.(2014). O mais natural dos regimes. Espinosa e a democracia, Lisboa: Temas e Debates
Spinoza (1925).Tractatus de intellectus emendatione; Ethica more geometrico demonstrate In Carl Gebhardt (ed.) Spinoza Opera, vol. II, Heidelberg: Carl Winter.
Wittgenstein, L. (1969), Über Gewissheit. On certainty. Biligual ed. by G. Anscombe e G. von Wright. Oxford: Blackwell.

Método de ensino

O curso recorre predominantemente a dois tipos de atividades, repartidas por dois momentos da aula. Durante a primeira hora, haverá uma exposição teórica dos conteúdos, seguida de formulação de questões pelos alunos e debate alargado sobre os pontos apresentados. Na segunda parte da aula, haverá lugar para a leitura, interpretação e análise dos textos em que se baseou a exposição de conteúdos.

Método de avaliação

A avaliação tem por base a elaboração de um trabalho previsamente proposto ao docente e por este orientado (80%). A frequência e participação nas aulas será também tida em conta (20%).

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