Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário de Especialidade em Filosofia do Conhecimento e Epistemologia

Código

73203105

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

10

Professor responsável

Nuno Carlos Venturinha

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Adquirir conhecimentos aprofundados no domínio da Filosofia do Conhecimento e da Epistemologia.
b) Adquirir a capacidade de relacionar e confrontar de forma sistemática diferentes correntes da história da filosofia e da investigação filosófica atual.
c) Adquirir conhecimentos aprofundados de problemas de fronteira e/ou interdisciplinares.
d) Adquirir competências de investigação avançada na Especialidade.
e) Adquirir competências para identificar, formalizar, analisar e interpretar problemas, hipóteses, modelos, soluções, a partir de iniciativas pessoais de investigação.
f) Adquirir a capacidade de sujeitar as perspetivas próprias a um sistemático confronto com possibilidades alternativas.
g) Adquirir a capacidade de produção de textos, de acordo com o cânone académico, que possam vir a contribuir para o desenvolvimento da área de especialização.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

Leituras da Filosofia Analítica do Século XX

Este seminário oferece uma introdução à epistemologia analítica usando textos fundamentais de grandes filósofos desta tradição. Começa-se por examinar a distinção de Russell entre “conhecimento por contacto” e “conhecimento por descrição”. Segue-se uma discussão da lição de Russell “Sobre o nosso Conhecimento do Mundo Externo” com o objetivo de fornecer uma visão mais abrangente do “método lógico-analítico” russelliano inspirado por Frege. Dois artigos de Quine, “Dois Dogmas do Empirismo” e “Epistemologia Naturalizada”, servem para ilustrar como as preocupações fundamentais da filosofia analítica com respeito à epistemologia teorética acompanham as do positivismo lógico. Finalmente, o ensaio de Putnam “O Analítico e o Sintético” é abordado como o início de uma interpretação de Quine que terá a sua própria história.

Bibliografia

Putnam, H. (1975). The Analytic and the Synthetic. In Mind, Language and Reality: Philosophical Papers, vol. 2 (pp. 33-69). Cambridge: Cambridge University Press.
Quine, W. V. O. (1961). Two Dogmas of Empiricism. In From a Logical Point of View: Logico-Philosophical Essays (pp. 20-46). Cambridge, MA: Harvard University Press.
Quine, W. V. O. (1969). Epistemology Naturalized. In Ontological Relativity and Other Essays (pp. 69-90). New York: Columbia University Press.
Russell, B. (1993). Our Knowledge of the External World as a Field for Scientific Method in Philosophy. London: Routledge. [Lição III]
Russell, B. (1994). Knowledge by Acquaintance and Knowledge by Description. In Mysticism and Logic (pp. 200-221). London: Routledge.

Método de ensino

O método de ensino adotado combina leituras e comentários de textos em seminário com a discussão de trabalhos apresentados pelos alunos.

Método de avaliação

Cada aluno deve realizar um trabalho escrito (60%), que será apresentado e discutido em aula (40%).

Cursos