Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário de Investigação em Filosofia

Código

73203110

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

10

Professor responsável

Nuno Carlos Venturinha

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Integrar o doutorando num ambiente de investigação específico da área científica do curso.
b) Desenvolver tarefas que visam o domínio do status quaestionis da problemática em que o doutorando pesquisa.
c) Oferecer a possibilidade de completar e aplicar conhecimentos de ordem metodológica.
d) Oferecer a possibilidade de contacto prático com instrumentos relacionados mais imediatamente com a investigação como é o caso de bases de dados ou bibliotecas especializadas.

Pré-requisitos

n/a

Conteúdo

Leituras do “Livro Azul” de Wittgenstein

O seminário incide sobre o chamado “Livro Azul” de Wittgenstein, ditado em 1933-34, no sentido de investigar o lugar deste trabalho no desenvolvimento das Investigações Filosóficas. Estudos recentes (Smith 2013; Venturinha 2013) vieram mostrar que quer o “Livro Azul” quer o “Livro Castanho”, ditado no ano académico seguinte, foram pensados para publicação por Wittgenstein. Foi também demonstrado que Wittgenstein retornou ao “Livro Azul” em 1941, quando estava a preparar as Investigações (Venturinha 2012), importando decisivamente apurar o que foi incorporado então nessa obra. Temas como os do solipsismo e da linguagem privada merecem especial destaque no seminário. Finalmente, importa compreender igualmente em que medida o “Livro Azul” encontra no “Livro Amarelo”, ditado na mesma altura, um complemento decisivo em relação a esses tópicos.

Bibliografia

Smith, J. (2013). Wittgenstein’s Blue Book: Reading between the Lines. In N. Venturinha (Ed.), The Textual Genesis of Wittgenstein’s Philosophical Investigations (pp. 37-51). New York: Routledge.
Venturinha, N. (2012). Sraffa’s Notes on Wittgenstein’s “Blue Book”. Nordic Wittgenstein Review, 1, 181-191.
Venturinha, N. (2013). Introduction: A Composite Work of Art. In N. Venturinha (Ed.), The Textual Genesis of Wittgenstein’s Philosophical Investigations (pp. 1-16). New York: Routledge.
Wittgenstein, L. (1969). Preliminary Studies for the “Philosophical Investigations”: Generally known as The Blue and Brown Books (2nd ed.). Oxford: Basil Blackwell.
Wittgenstein, L. (2009). Philosophische Untersuchungen / Philosophical Investigations (4th ed.). Oxford: Wiley-Blackwell.

Método de ensino

O método de ensino adotado combina leituras e comentários de textos em seminário com a discussão de trabalhos apresentados pelos alunos.

Método de avaliação

Cada aluno deve realizar um trabalho escrito (60%), que será apresentado e discutido em aula (40%).

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