
Problemáticas em Estudos Portugueses
Código
73209101
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
10
Professor responsável
Fernando Cabral Martins, Silvina Rodrigues Lopes
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) conhecimento de algumas práticas e formalizações de abordagens de textos literários e não-literários.
b) aquisição da capacidade de realizar um trabalho de investigação rigoroso.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1) Leitura de \"Limited Inc\", de Jacques Derrida, livro do qual serão analisados e comentados em pormenor excertos da autoria de John Searle e excertos da autoria de Jacques Derrida. Análise e confronto de argumentos dos dois autores em torno dos conceitos de citação, contexto, acto de fala e indecidibilidade. A leitura do capítulo final constituirá a base de colocação do problema da ética da investigação.
2) Discutir-se-á a nova filologia, a coesão dos códigos linguístico e bibliográfico, bem como a dimensão performativa da edição de texto. Serão analisados, no quadro de uma reorientação dos estudos literários do autor para o leitor, os artigos \"The Poetic Principle\" e \"The Philosophy of Composition\" de Allan Poe, e, de Jerome McGann, o capítulo 2 do seu livro \"The Poet Edgar Allan Poe: Alien Angel\".
Bibliografia
Derrida, Jacques, Limited Inc, Galilée, Paris, 1990
Popper, Karl, O Mito do Contexto, Ed. 70, 2009
Quine, W. V. “Postulações e realidade”, Filosofia e Linguagem, trad. João Sàágua, Ed. Asa, Lisboa, 1995
Loxley, James, \"Performativity\", Londres, Routledge, 2007
McGann, Jerome, \"The Poet Edgar Allan Poe\", Cambridge, Massachusetts, Harvard University Press, 2014
Poe, Edgar Allan, \"Critical Theory: The Major Documents\", Urbana e Chicago, University of Illinois Press, 2009
Método de ensino
As aulas serão teóricas e práticas. Nelas se procederá à exposição, crítica e discussão de interpretações e construções, na medida do possível apoiada na análise de textos literários. Solicitar-se-á sempre a participação dos estudantes de modo a proporcionar-lhes a prática argumentativa e a possibilidade de desenvolvimento de perspicácia da leitura.
Método de avaliação
A avaliação será constituída por: 1. apresentação oral de temas à escolha do aluno, com a condição de se integrarem nos objectivos do programa - 30% ; 2. trabalho de conceptualização e comentário - 70%