
Seminário de Didática do Português Língua Estrangeira (LE/L2)
Código
73216109
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas
Créditos
10
Professor responsável
Ana Maria Lavadinho Madeira, Ana Maria Martinho
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
- Desenvolver competências de investigação avançada neste campo de estudo
- Estudar questões teóricas sobre ensino de línguas na actualidade
- Discutir questões metodológicas sobre ensino de línguas na actualidade
- Analisar o QECR e o QuaREPE e discutir os limites da sua aplicação
- Produzir trabalho teórico sobre PLE/PLS
- Analisar instrumentos de trabalho em PLE/PLS
- Estudar a situação da língua portuguesa no Mundo e respectiva aprendizagem
- Problematizar tópicos culturais e linguísticos sobre países de língua portuguesa
Pré-requisitos
Conteúdo
- A língua portuguesa no Mundo (diversidade geográfica, política e institucional)
- A língua portuguesa como meio de comunicação global
- Definições de PLE e PLS. Enquadramento teórico
- Cognição. Aquisição. Ensino. Enquadramento teórico
- Métodos no ensino de línguas não maternas
- Análise e produção de materiais pedagógicos para o ensino do Português LE/LS
Bibliografia
- Michel Achard, Susanne Niemeier. (2004), Cognitive linguistics, second language acquisition, and foreign
language teaching. Walter de Gruyter.Berlim.
- De Bot, K., Lowie, W. & Verspoor, M. (2005), Second Language Acquisition: an Advanced Resource Book,
Routledge.
- Richards, J. C., & Rodgers, T. S. (2010), Approaches and Methods in Language Teaching (16th ed.).
Cambridge: Cambridge University Press.
- Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR); Quadro de Referência do Ensino do
Português como Língua Estrangeira (QuaREPE).
Método de ensino
As aulas de natureza teórico-prática e incluem exposição, demonstração, discussão conjunta e reflexão sobre
os temas e conteúdos abordados. Privilegia-se a interação e a participação ativa dos estudantes,
individualmente e em grupo.
Os módulos das unidades curriculares serão oferecidos em regime de blended learning com sessões
presenciais em número limitado a serem calendarizadas na abertura do curso e on-line através de uma
plataforma de e-learning.
Os objectivos, conteúdos programáticos, recursos, as atividades, assim como os vários momentos de
avaliação serão explicitados através de um Contrato de Aprendizagem da Investigação (CAI) a ser
disponibilizado na plataforma.
Pretende-se que a leccionação ilustre a implementação na prática das abordagens, princípios e conceitos
estudados, facilitando a aprendizagem através da observação e reflexão.
Método de avaliação
A avaliação incide na participação
regular e pertinente nas sessões, nos fóruns e nos trabalhos de reflexão teórica a entregar por escrito.