
Problemáticas em Línguas, Literaturas e Culturas
Código
73217100
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas
Créditos
10
Professor responsável
Teresa Botelho da Silva
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
Outros docentes envolvidos: Fernando Esperança Clara, Iolanda de Freitas Ramos, Isabel Oliveira Martins, Isabel Araújo Branco, João Paulo Ascenso
Objetivos:
a) Ser capaz de identificar e problematizar áreas de inquérito teórico em estudos literários e culturais;
b) Demonstrar competência na análise crítica de textos teóricos, integrando-a no estudo do corpus literário e cultural selecionado;
c) Sustentar um debate intercultural e interdisciplinar crítico;
d) Ser capaz de desenvolver investigação avançada tendo em vista a realização de um projeto de estudo inovador;
e) Ser capaz de estruturar e escrever um projecto de investigação como preparação para a elaboração de uma futura tese.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
I. Fronteiras e liminaridade em textos culturais e literários
II. Cultura e ditadura
III. Faces da Guerra: repercussões da segunda guerra mundial na cultura americana
IV.Temporalidades culturais
V.Pluralidades das literaturas ibéricas: línguas, nações, identidades e estudos comparatistas
VI.Viagens e política, políticas da viagem – testemunhos britânicos da sociedade portuguesa na primeira metade do século XX (Primeira República e Estado Novo)
VII.História e memória: representações literárias e culturais
Bibliografia
Agnew, Jean-Christophe and Roy Rosenzweig, eds., A Companion to Post-1945 America,Oxford: Blackwell Publishing Ltd, 2006
Black, Shameen, Fiction Across Borders: Imagining the Life of Others in Late Twentieth Century Novels. New York: Columbia University Press, 2010
Heilmann, Ann and Mark Llewellyn, Neo-Victorianism: The Victorians in the Twenty- First Century, 1999-2009. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2010.
Herf J., Reactionary Modernism: Technology, Culture, and Politics in Weimar and the Third Reich. Cambridge: Cambridge University Press, 1984
Randall, Martin, 9/11 and the Literature of Terror. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2011
Singles, Karen, Alternate History: Playing with Contingency and Necessity. Berlin: De
Gruyter, 2012
Thompson, Carl, Travel Writing, London: Routledge, 2011.
Wicher, Andrzej and Piotr Spyra, Basic Categories of Fantastic Literature Revisited. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2014
Método de ensino
Aulas teóricas (50%)
Aulas práticas de leitura e debate (50%)
Método de avaliação
Trabalho escrito