
Seminário de Investigação em História e Teoria das Ideias
Código
73219106
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Professor responsável
Júlio Silva
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
Espera-se do aluno que:
a) Seja capaz definir a natureza da abordagem interdisciplinar em História das Ideias.
b) Identifique e relacione as temáticas, as fontes e os discursos em História das Ideias.
c) Compreenda a complexidade da interpretação e escrita da História das Ideias.
d) Valorize a especificidade das múltiplas abordagens da História das Ideias
e) Percepcione a importância das Novas Histórias das Ideias.
f) Análise a importância das Histórias das Ideias na construção de uma memória e de uma identidade colectivas.
Pré-requisitos
n/a
Conteúdo
1) Apresentação. Explicitação do tema.
2) A abordagem interdisciplinar
3) As temáticas, as fontes e os discursos
4) A interpretação e a escrita
5) Metodologias de investigação
6) Novas Histórias das Ideias
7) Memória e História das Ideias
Bibliografia
Chartier, Roger (1988). A História Cultural entre Práticas e Representações, Lisboa, Difel, 1988.
Castro, Zília Osório de (1996). Da História das Ideias à História das Ideias Políticas, Cultura, Revista de História e Teoria das Ideias, (p.11-21). Lisboa, CHC/UNL.
Evans, Richard J.(2000). Em Defesa da História, Lisboa, Temas & Debates.
Howel, Martha & Prevenir, Walter (2001). From Reliable Sources. An Introduction to Historical Methods, Ithaca and London, Cornell University Press.
Pereira, José Esteves (1992). Sobre a História das Ideias. Intervenções e Recensões, Lisboa, CHC/UNL.
Wilson, Norman J. (2005). History in Crisis ? Recent Directions in Historiography, 2nd Edition, New Jersey, Pearson Prentice Hall.
Método de ensino
As aulas incluirão exposição de temas e problemas, seguida de discussão em regime de seminário, fundada em leituras programadas.
Método de avaliação
Participação oral nos trabalhos do Seminário (30% –exposições e debates) e elaboração de um ensaio em formato de artigo (70%).