Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário de Investigação em História e Teoria das Ideias

Código

73219106

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

10

Professor responsável

Júlio Silva

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

Espera-se do aluno que:
a) Seja capaz definir a natureza da abordagem interdisciplinar em História das Ideias.
b) Identifique e relacione as temáticas, as fontes e os discursos em História das Ideias.
c) Compreenda a complexidade da interpretação e escrita da História das Ideias.
d) Valorize a especificidade das múltiplas abordagens da História das Ideias
e) Percepcione a importância das Novas Histórias das Ideias.
f) Análise a importância das Histórias das Ideias na construção de uma memória e de uma identidade colectivas.

Pré-requisitos

n/a

Conteúdo

1) Apresentação. Explicitação do tema.
2) A abordagem interdisciplinar
3) As temáticas, as fontes e os discursos
4) A interpretação e a escrita
5) Metodologias de investigação
6) Novas Histórias das Ideias
7) Memória e História das Ideias

Bibliografia

Chartier, Roger (1988). A História Cultural entre Práticas e Representações, Lisboa, Difel, 1988.
Castro, Zília Osório de (1996). Da História das Ideias à História das Ideias Políticas, Cultura, Revista de História e Teoria das Ideias, (p.11-21). Lisboa, CHC/UNL.
Evans, Richard J.(2000). Em Defesa da História, Lisboa, Temas & Debates.
Howel, Martha & Prevenir, Walter (2001). From Reliable Sources. An Introduction to Historical Methods, Ithaca and London, Cornell University Press.
Pereira, José Esteves (1992). Sobre a História das Ideias. Intervenções e Recensões, Lisboa, CHC/UNL.
Wilson, Norman J. (2005). History in Crisis ? Recent Directions in Historiography, 2nd Edition, New Jersey, Pearson Prentice Hall.

Método de ensino

As aulas incluirão exposição de temas e problemas, seguida de discussão em regime de seminário, fundada em leituras programadas.

Método de avaliação

Participação oral nos trabalhos do Seminário (30% –exposições e debates) e elaboração de um ensaio em formato de artigo (70%).

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