Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Semiótica

Código

711011042

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

6

Professor responsável

Clara Nunes Correia

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Objectivos

a) Desenvolver competências teóricas e práticas no domínio da semiótica.
b) Identificar as principais correntes em que se desenvolveu este campo.
c) Reconhecer os mais recentes desenvolvimentos da semiótica atual.
d) Aplicar as competências adquiridas à análise semiótica de textos, imagens e objetos.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

1_ De que falamos quando falamos de ‘semiótica’? os conceitos de símbolo, signo e sistema
2_ Semiótica e semiologia: a perspetiva estruturalista europeia : A língua como um sistema de signos; Signos linguísticos e signos não-linguísticos
3_ Sistemas linguísticos e não-linguísticos: as propostas de R. Barthes
4_ Questões de representação: sentido, significado e significação; as relações entre referência e sentido; a metáfora como representação
5_Percursos interpretativos: o que são e como se estabelecem.
6_ Casos de estudo:
6.1. Análise dos discursos (publicidade, media, e.o.)
6.2. Análise de textos (Literatura e semiótica)
6.3. Análise multimodal (a função das imagens)

Bibliografia

Barthes, Roland, [1967] 1971. O sistema da Moda. Lisboa: Edições 70.
Eco, Umberto, [1962]1989. A Obra Aberta. Lisboa: Difel.
Eco, Umberto, (2015 Número Zero. Lisboa : Gradiva.
Foucault, Michel, 1987, A ordem do discurso, In: http://pt.scribd.com/doc/2520353/Michel-Foucault-A-Ordem-do-Discurso
Hawkes, Terence, 1977. Structuralism and semiotics. Berkeley /los Angeles: University of California Press.
Kress, G. & T. van Leeuwen, 1996. Reading Images: The Grammar of Visual Design. London: Routledge.
Nöth, Winfried ,1995 . Handbook of Semiotics. Bloomington / Indianapolis: Indiana University.
Peirce, C. S. (1931-1958). Collected Papers of Charles Sanders Peirce. C. Hartshorne, P. Weiss, & A. Burks. 1940. Cambridge: Harvard University Press.

Método de ensino

A UC caracteriza-se por ser de âmbito teórico-prático. Assim, a partir de uma calendarização inicial, prevê-se que exista uma combinação tendencialmente equilibrada, entre aulas práticas e aulas de exposição (teóricas).
Ensino presencial.

Método de avaliação

Duas provas presenciais (40% cada); Trabalho autónomo (não obrigatório) - uma Ficha de leitura; um trabalho sobre formas e/ou construções do Português (20%).

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