
Filosofia Antiga
Código
711031059
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
6
Professor responsável
António de Castro Caeiro
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir um conhecimento básico das figuras mais relevantes do pensamento filosófico antigo e de alguns dos seus textos.
b) Adquirir uma compreensão básica da especificidade da filosofia antiga como momento de fundação e princípio da tradição filosófica.
c) Adquirir a capacidade de identificar os problemas filosóficos mais significativos do pensamento antigo.
d) Adquirir um conhecimento básico das principais linhas de desenvolvimento da filosofia antiga.
e) Adquirir a capacidade básica de situar conceitos, concepções metodológicas e posições doutrinais no contexto histórico a que pertencem.
f) Adquirir uma compreensão básica da terminologia filosófica antiga e do seu papel na génese da terminologia filosófica.
g) Adquirir a capacidade básica de ler e interpretar alguns textos fundamentais da filosofia antiga.
h) Reconhecer a importância do estudo da filosofia antiga para a compreensão de questões filosóficas actuais.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Uma abordagem sistemática do conceito de filosofia na antiguidade, acepções fundamentais, problemas, programas e soluções.
1) Arist., M. Livro A: O pensamento filosófico e o seu objecto: causas e princípios dos seres.
2) Os entes (ta chrêmata, ta pragmata, ta onta) no horizonte universal de sentido.
3 ) Filosofia e quotidiano. Verdade vs. Falsidade. Realidade vs. Ficção.
4) Mimesis e aletheia.
5) Pl., Phd., \"aitia\" , \"physis\" , \"theôria\", \"praxis\" , \"aretê\".
6 ) Pl., Res., X. Mimêsis vs. Alêtheia. Physis vs. Praxis.
7) Arist., M., Γ. Ontologia e princípios: contradição, identidade, razão suficiente.
8) Arist., M., Livro B: problemas e soluções.
9) Arist , NE., A, B , Z: ta onta (ta endechomena allôs echein e ta mê endechomena allôs echein).
10) Technê, episteme, poiesis.
11) Sophia vs. Phronesis.
12) Uma abordagem sistemática.
Bibliografia
Aristóteles:
Caeiro, A. de C. (2004). Aristóteles: Ética a Nicómaco. Introdução, tradução e notas. Lisboa.
Tredennick, H. (1933). Aristotle: Metaphysics. Edited, translated, with notes and introduction. 2 vols. London.
Platão:
Fowler, H. N. (1925). Plato: Republic. Edited, translated, with notes and an introduction. London.
Shorey, P. (1930). Plato: Republic. Edited, translated, with notes and an introduction. London.
Método de ensino
O programa recorre a duas actividades principais. Na primeira hora vamos ler, expor e explicar os principais conceito e os quadros teóricos dos textos em foco. Na segunda hora, faremos a interpretação e análise dos textos com os alunos, a fim de promover o debate sobre perspectivas alternativas, possíveis objeções, a argumentação e a expressão.
Método de avaliação
A avaliação é individual, através de um teste escrito (70 &) no final do semestre e um ensaio escrito (30% ) supervisionado no acompanhamento tutorial.