
Temas de Lógica
Código
711031081
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Desenvolvimento das capacidades de crítica e de análise conceptual, visando noções fundamentais, através de casos de estudo no âmbito da lógica filosófica.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
A Filosofia da Lógica de Wittgenstein
O Tratado Lógico-Filosófico de Wittgenstein é usualmente visto como uma obra ainda associada aos programas logicistas de Frege e Russell. No entanto, existem no Tratado muitos pontos em que Wittgenstein questiona estes programas desenvolvendo uma nova conceção filosófica da lógica. Explora-se sobretudo o modo como o Tratado lida com a verofuncionalidade, a quantificação e a identidade. Numa segunda fase do curso procura-se então perceber em que medida o “segundo” Wittgenstein radicaliza a filosofia da lógica tractariana. Uma discussão do psicologismo, um tema que está na base de grande parte do seu pensamento nas Investigações Filosóficas, e uma análise da noção de gramática, a qual assume um papel central no livro, ajuda-nos a compreender o verdadeiro contributo de Wittgenstein para a lógica.
.
Bibliografia
Venturinha, N. (2010). Lógica, Ética, Gramática. Wittgenstein e o Método da Filosofia. Lisboa: IN-CM.
Wittgenstein, L. (1933). Tractatus Logico-Philosophicus. London: Routledge; (1987). Tratado Lógico-Filosófico. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Wittgenstein, L. (1974). Bemerkungen über die Grundlagen der Mathematik. Frankfurt: Suhrkamp; (1978). Remarks on the Foundations of Mathematics (3rd ed.). Oxford: Blackwell.
Wittgenstein, L. (1979). Tagebücher 1914-1916 / Notebooks 1914-1916 (2nd ed.). Oxford: Blackwell; (2004). Cadernos 1914-1916. Lisboa: Edições 70.
Wittgenstein, L. (2009). Philosophische Untersuchungen / Philosophical Investigations (4th ed.). Oxford: Wiley-Blackwell; (1987). Investigações Filosóficas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Método de ensino
O método de ensino adotado combina a exposição baseada na leitura e comentário de textos com a discussão de trabalhos apresentados pelos alunos.
Método de avaliação
Para além de um exame final (60%), cada aluno deve realizar um trabalho escrito, que será apresentado e discutido em aula (40%).