Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Geografia Humana

Código

711041028

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

6

Professor responsável

Carlos Pereira da Silva

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

O carácter introdutório da disciplina, confere-lhe a possibilidade de homogeneizar e nivelar o conhecimento dos alunos, demonstrando o carácter abrangente e interdisciplinar da ciência geográfica em geral e da Geografia Humana em particular.
Torna-se assim possível dotar os alunos de bases mais sólidas para a abordagem e análise das questões geográficas a desenvolver.

Objetivos de aprendizagem:
a) Saber utilizar a linguagem geográfica respeitante à distribuição dos fenómenos humanos no espaço;
b) Dominar a caracterização e análise das relações existentes entre diferentes espaços;
c) Conhecer os impactos das atividades humanas no território;
d) Saber interpretar as implicações dos vários modelos de organização espacial;
e) Reconhecer consequências dos diferentes modelos de desenvolvimento na transformação do espaço;
f) Saber interpretar mapas e outros dados espaciais;
g) Conseguir identificar padrões de ocupação do espaço a diferentes escalas.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1) Introdução à Geografia Humana. Conceitos de Espaço, Tempo e Lugar
2) População: Volumes, estruturas e dinâmicas
3) Cultura e Território
4) Atividades Humanas
4.1 A Agricultura
4.2 A Indústria.
4.3 Os Serviços
5) As Estruturas Geográficas
5.1 Povoamento, Fluxos e Redes
5.2 Nós e Hierarquias
5.3 A Difusão Espacial
6) Pressões Territoriais
6.1 As Tensões Territoriais. Os limites. Fronteiras
6.2 As Desigualdades Territoriais
6.3 A Globalização. O Colapso do espaço geográfico

Bibliografia

Bradford, M.G. & Kent, W. A. (1987). Geografia Humana. Teorias e suas aplicações. Lisboa: Gradiva, 284p. (50 p. selec.)

Daniels, P., Bradshaw, M. Shaw, D., Sidaway, J. (2008). An Introduction to Human Geography. Issues for the 21st Century (3rd edition). Londres: Pearson, Prentice Hall, 275p. (50 p. selec.)

Diamond, J., (2015). Armas, Germes e Aço. Os destinos das sociedades humanas. Lisboa: Temas e Debates, 653p. (80 p. selec.)

Haggett, P. (2001). Geography: A Global Synthesis. Londres: Prentice Hall, 833p. (150 p. selec.)

Pinchemel, P. & Pinchemel, G. (1992). La Face de la Terre: Éléments de Géographie. Paris: Armand Colin, 519p. (100 p. selec.)

Método de ensino

Com a introdução da plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) de forma mais intensiva desde 2010, passou-se de um modelo de aulas teórico e expositivo, para modelos mais participados, em tempo síncrono e assíncrono, centrado nas tarefas do estudante.

Métodos:
- Aulas expositivas e participativas (debate). Utilização de recursos vídeo e actividades na plataforma Moodle.
-Trabalhos de grupo de aplicação de conhecimentos.
– Aplicações computacionais, centradas na exploração de recursos:
i) execução de exercícios;
ii) demonstração de projectos operacionais e/ou de investigação;
iii) Pesquisa orientada em bases de dados.

Método de avaliação

- Leitura de textos científicos selecionados, conjugados com apontamentos das aulas, objecto de avaliação através de um teste intercalar (10%) e um global final (40%), ambos escritos e presenciais;
- Realização autónoma de exercícios práticos (35%);
- Participação em saída de campo com elaboração de relatório (15%).

Cursos