
Geografia Política
Código
711041058
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
6
Professor responsável
José Manuel Rodrigues Lúcio
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir conhecimentos sobre os principais conceitos, abordagens e métodos da Geografia Política;
b) Compreender a relação entre território e política a diversas escalas, da global à local;
c) Apreender o significado das representações geográficas para a explicação de questões políticas;
d) Comentar textos sobre temas políticos do ponto de vista da disciplina;
e) Identificar as representações geográficas no discurso político em sentido lato, a várias escalas;
f) Aplicar os conhecimentos adquiridos na atividade profissional aquando do contato com os poderes instituídos bem como com populações-alvo à escala local e regional.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1) Definições, principais abordagens, teorias e conceitos de Geografia Política;
2) Nação e Estado. Desigualdade Territorial entre Nação e Estado e as suas implicações para a Geografia Política
3) Geopolítica - Autores e Principais Teorias da Geopolítica
4) A \"crise de Espaço\" - Paul Bracken e o \"Espaço Finito\"
5) Geografia, Geopolítica e Guerra
6) Algumas questões de Geografia Política para o Século XXI
7) Nação, Nacionalismos e Cidadania
8) Novos Movimentos Sociais. As migrações e a Geografia Política no início do Século XXI.
Bibliografia
Agnew, J., Mitchell, K., Toal, G. (eds.) (2003). A Companion to Political Geography. Oxford: Blackwell, pp. 93-248; pp. 335-420.
Defarges, P. M. (2003). Introdução à Geopolítica. Lisboa: Gradiva.
Flint, C. & Taylor, P. (2001). Political Geography (6th Edition). New York: Routledge.
Fukuyama, F. (2006). A Construção dos Estados: Governação e Ordem Mundial no Século XXI.
Lisboa: Gradiva.
Painter, J. & Jeffrey, A. (2009). Political Geography: An Introduction to Space and Power. Londres: Sage.
Método de ensino
Aulas teóricas e práticas onde é dado destaque à explicação conceptual e à análise de casos práticos. Defende-se uma aprendizagem com elevada interação docente-aluno. As aulas práticas incluem a explicitação de técnicas e a sua aplicação aos problemas definidos na componente teórica.
Método de avaliação
Leitura de um conjunto de textos selecionados, cujos conteúdos serão objecto de avaliação através de um teste escrito (70%);
Participação num trabalho de grupo (15-20 p.), onde se procede à aplicação prática de conteúdos analisados na componente teórica da disciplina (30%).
(Segundo Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento).