
Análise Geográfica
Código
711041070
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
6
Professor responsável
José António Tenedório, Rossana Estanqueiro
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir técnicas de análise de regressão e correlação entre três ou mais variáveis;
b) Adquirir conhecimentos em métodos estatísticos multivariados, estatística espacial e grafos;
c) Aplicar técnicas quantitativas de criação de tipologias espaciais;
d) Aplicar técnicas quantitativas de estatística espacial e grafos;
e) Desenvolver capacidade de análise geográfica com base em técnicas quantitativas.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1) Análise Geográfica: i) Modelo de regressão para três ou mais variáveis; correlação múltipla e correlação parcial entre três ou mais variáveis; ii) Estatística Espacial; iii) Redes e Grafos
2) Síntese Geográfica: i) Análise fatorial de componentes principais; ii) Interpretação geográfica da análise fatorial de componentes principais
3) Tipologias: i) Análise de clusters; ii) Cartografia de tipologias espaciais
4) Prática da estruturação de informação, criação de tendências, padrões e agrupamentos de dados geográficos
5) Prática da criação de tipologias espaciais: i) elaboração de matrizes de dados; ii) aplicação de métodos de normalização e simplificação de dados; iii) aplicação de métodos de classificação de dados; iv) análise de tipologias; v) interpretação geográfica de tipologias.
Bibliografia
D´Hainaut, L. (1992). Conceitos e Métodos da Estatística. Duas ou três variáveis segundo duas ou três dimensões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Vol. II., pp. 120-149.
Pumain, D. & Saint-Julien, T. (2010). Analyse spatiale : les localisations (3th ed.). Paris : Armand Colin, pp.1-192.
Reis, E. (1990). Análise Factorial das Componentes Principais: um método de reduzir sem perder informação. Lisboa:ISCTE, pp.1-40.
Método de ensino
Utilizam-se dois métodos:
Aulas teóricas
Hands-on: uso intensivo de software para análise quantitativa e mapeamento
Método de avaliação
A avaliação inclui:
Teste teórico [60% da nota final]
Teste prático [40% da nota final]
[Segundo as Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento].