
Estética e Teorias da Arte
Código
711061007
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
6
Professor responsável
Nuno Crespo
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
- Conhecimento das principais transformações do conceito de estética;
- Problematização da relação entre arte, filosofia e história;
- Distinção e caracterização dos campos disciplinares da estética, da teoria da arte, da filosofia da arte e da história da arte;
- Conhecimento dos autores e textos fundamentais que marcaram o pensamento estético;
- Identificação das principais teorias e definições da arte;
- Desenvolvimento da capacidade de problematização da arte;
- Desenvolvimento de competência de análise das obras de arte;
- Introdução à redacção de ensaios reflexivos e teóricos sobre arte;
Pré-requisitos
Não Aplicável
Conteúdo
1. Resposta à pergunta o que é a arte?
2. Ver, criar e experimentar arte: os modelos de percepção do mundo e dos
objectos – a arte como prazer, como conhecimento, como sistema
3. O fenómeno artístico e a sua relação com a experiência da vida
4. Poesia ou técnica? Artistas ou artesãos? Para que são precisos os artistas?
5. Coisas do mundo versus coisas da arte: limites, determinações e consequências
6. A forma e a ideia: o jogo da imaginação na criação de sentido
7. De uma ciência do gosto a uma crítica do belo
8. O alargamento do pensamento como experiência estética: a faculdade de julgar
ou o gosto
9. Arte, moral e política: boa arte ou bela arte?
10. A arte como exercício e modo de ver: a formação e a construção de imagens
11. Factos e valores em arte
12. A possibilidade de uma filosofia da arte
Bibliografia
BERNSTEIN, J. M., The Fate of Art – Aesthetic Alienation from Kant to Derrida and Adorno, Polity Press, Cambridge/Oxford, 1992
DUVE, Thierry, Kant after Duchamp, October Book, The MIT Press, Cambridge/London, 1997
KANT, I., Crítica da Razão Pura [Kritik der reinen Vernunft 1787 (2a ed.), trad. port. Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão] 3a ed., Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa,1994
KLEIN, Robert, A Forma e o Inteligível [La forme et l’intelligible: écrits sur la renaissance et l’art moderne, ed. André Chastel, 1970, trad. Cely Arena], EDUSP, São Paulo, 1998
MURDOCH, Iris, Acasto – dois diálogos platónicos, [Acastos, tow platonic dialogues, 1986, trad. Maria Leonor Telles], Livros Cotovia, Lisboa, 1990
WITTGENSTEIN, Ludwig, Aulas e Conversas sobre Estética, Psicologia e Fé Religiosa, [Wittgenstein’s Lectures and Conversations, 1966, trad. Miguel Tamen], Livros Cotovia, Lisboa, 1991
Método de ensino
Aulas expositivas e de debate.
Método de avaliação
A avaliação será feita tendo em conta 3 critérios:
1 - Trabalho de pesquisa e análise, com um máximo de 1500 palavras, sobre uma conferência / obra de arte à sua escolha. Este trabalho deve respeitar a metodologia e as normas do trabalho científico em vigor na FCSH.
2 – Teste Final de Avaliação.
3 – A nota final é uma média PONDERADA dos seguintes elementos de avaliação: trabalho, teste e participação qualitativa nas aulas