Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História da Arte Gótica

Código

711061022

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

6

Professor responsável

Joana Ramôa Melo

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Identificar os elementos estruturais e estéticos definidores da arquitectura gótica; Relacionar o aparecimento da arquitectura gótica com o ambiente político, social, económico e cultural da época; Reconhecer um edifício gótico através de representações gráficas e fotográficas; Caracterizar os principais momentos da evolução da arquitectura gótica em França; Identificar as características formais da arquitectura gótica francesa (norte e sul), alemã, italiana, inglesa e espanhola; Integrar o desenvolvimento da escultura gótica na evolução das mentalidades medievais; Identificar as novas propostas iconográficas da arte gótica; Conhecer a relação da arte medieval com a cor, os suportes usados e as diferentes sensibilidades artísticas que atravessam a Europa; Reconhecer e integrar as manifestações do tardo-gótico nas mudanças ocorridas na sociedade do final da Idade Média.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. Nascimento e afirmação da arquitectura gótica – sécs. XII-XIII
1.1. A Idade Média e a arte gótica: compreensão e (in)compreensões
1.2. As origens da arquitectura gótica. O abade Suger e a reconstrução da abadia de Saint-Denis. Os pressupostos estéticos e os resultados obtidos
1.3. As construções cistercienses e a difusão das formas góticas. S. Bernardo versus Suger?
1.4. A catedral gótica. As primeiras experiências: Sens, Noyon, Laon e Paris
1.5. Afirmação do modelo: as catedrais de Chartres, Reims, Amiens
1.6. As propostas do sul mediterrânico: o Midi e a Catalunha
1.7. Difusão das formas góticas: Inglaterra, Itália, Espanha
2. Naturalismo, ‘humanismo’ e devoção
2.1. Escultura monumental: as novidades formais e iconográficas
2.2. A consciência de si: o jacente
2.3. As artes da cor: o vitral e a pintura
2.4. A Idade Média e o livro: a iluminura
3. O Tardo-Gótico: do misticismo (devotio moderna) ao prazer de viver (a festa e o espectáculo)

Bibliografia

CROSSLEY, P. (1988). Medieval Architecture and Meaning : The Limits of Iconography. The Burlington Magazine, 130/1019, 116-121 http://www.jstor.org/stable/883315?origin=JSTOR-pdf
DAUSSY, S. D. & TIMBERT, A. (Eds.) (2012). Architecture et sculpture gothiques. Renouvellement des méthods et des regards. Rennes : Presses Univ. Rennes
DUBY, G. (1979). O Tempo das Catedrais. A Arte e a Sociedade (940-1420). Lisboa: Editorial Estampa
ERLANDE-BRANDENBOURG, A. (1999). De pierre, d’or et de feu. La création artistique au Moyen Âge IV-XIII siècle. Paris : Fayard
PANOFSKY, E. (1998). Architecture gothique et pensée scolastique. Paris, 1967

Método de ensino

As aulas teórico-práticas são leccionadas utilizando o método expositivo com recurso a meios audiovisuais e a utilização de meios didácticos específicos tais como: textos de apoio, imagens e plantas de edifícios. O funcionamento desta unidade curricular inclui uma visita de estudo aos mosteiros de Santa Maria de Alcobaça e Santa Maria da Vitória, na Batalha. O estudo e preparação desta unidade curricular deverão ser feitos de forma continuada através da consulta da bibliografia recomendada, apontamentos registados durante as aulas e material didáctico disponibilizado.

Método de avaliação

Avaliação baseada em três provas escritas: duas recensões críticas; uma frequência de avaliação. Valoriza-se a assiduidade e a participação.

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