Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Introdução às Ciências do Património

Código

711061056

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História da Arte

Créditos

6

Professor responsável

Jorge Manuel de Oliveira Rodrigues

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Compreender a importância do património artístico no entendimento global dos conceitos, teorias e práticas patrimonialistas actuais;
Conhecer factos, personalidades e determinações legais que fundam a História do Património Artístico, desde a Antiguidade ao século XXI;
Compreender os valores simbólicos da apropriação dos patrimónios artísticos em situações de domínio político, económico e/ou cultural;
Analisar criticamente a documentação fundamental do tema, incluindo Cartas e determinações jurídicas nacionais e internacionais;
Conhecer as etapas fundamentais da intervenção para a salvaguarda e conservação do Património artístico, do diagnóstico virtual e não intrusivo à intervenção minimalista e reversível;
Contactar criticamente com situações diversas de salvaguarda e valorização do Património artístico em curso;
Compreender a diversidade dos recursos virtuais para a recriação do Património artístico e sua fruição por parte dos públicos, incluindo através do turismo cultural.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1 – A história do conceito de Património:
1.1 – O conceito de Património da Antiguidade à Idade Média
1.2 – O conceito de Património no despontar do Humanismo renascentista italiano
1.3 – Da Enciclopédia às afirmações nacionalistas
1.4 – Romantismo e Positivismo no século XIX
1.5 – O Património Artístico hoje: relações com Cultura, Paisagem e Identidade (a questão da propriedade e dos Estados-Nação)
2 – O Património Artístico e os mecanismos de salvaguarda e protecção, jurídicos e diplomáticos, a nível nacional e internacional:
2.1 – Mecanismos jurídicos em diversos Estados para inventariação, classificação e protecção do Património Artístico
2.2 – O caso português
3 – A complexa questão da Conservação e/contra Restauro e a prioridade do inventário e estudo do Património Artístico: o papel do Historiador da Arte
4 – O Património Artístico como bem comum (valor) e oportunidade para o desenvolvimento económico e social: a relação público/privado e o turismo cultural

Bibliografia

- CHOAY, Françoise, A alegoria do património, Lisboa: Ed. 70, 2000
- CUNO, James (ed.), Whose Culture ? The Promise of Museums and the Debate over Antiquities, Princeton: Princeton University Press, 2009
- CUSTÓDIO, Jorge (coord. científica), 100 anos de património : memória e identidade : Portugal 1910-2010, Lisboa : IGESPAR, 2010
- GIBBON, Kate Fitz (ed.), Who owns the past ? Cultural Policy, Cultural Property and the Law, Toronto: Rutgers University Press, 2005
- GILLMAN, Derek, The Idea of Cultural Heritage: Revised Edition, Cambridge University Press, 2010
- JOKILEHTO, Jukka, History of Architectural Conservation, Oxford: Butterworth-Heinemann, 2002
- NETO, Maria João Baptista, Memória, propaganda e poder: o restauro dos monumentos nacionais (1929-1960), Porto: FAUP, 2001
- RODRIGUES, Jorge, “A transformação da realidade: os Monumentos Nacionais”, Gestão Integrada do Território: economia, sociedade, ambiente e cultura, Rio de Janeiro: IBIO, 2012, pp. 333-354

Método de ensino

Aulas teórico-práticas com apresentação de imagens, mapas, plantas, alçados, diagramas e outros materiais gráficos relacionados com o objecto de estudo, com leitura e discussão de textos fundamentais, contando com a participação de especialistas - em gestão do património, turismo cultural e novas tecnologias aplicadas ao património artístico - e com visitas de estudo relacionadas a museus e monumentos com intervenções relevantes, como o Mosteiro dos Jerónimos ou a Sé de Lisboa.

Método de avaliação

Ficha de leitura (regras definidas nos critérios de avaliação) sobre obra essencial p/ estudo do Património artístico (15%);
Trabalho escrito analisando tema patrimonial relevante , máximo 10 páginas de texto + apêndices documentais sem limite páginas (45%);
Comentário de imagem ou texto em aula, 30 minutos (15%);
Frequência com consulta bibliográfica, respondendo desenvolvidamente a 2 das 3 questões (25%) [dispensa possível caso a média dos restantes 3 elementos de avaliação seja igual ou superior a 14/20]

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