Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Francês B2.1

Código

711111082

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos

Créditos

4

Horas semanais

4

Língua de ensino

Francês

Objectivos

Alcançar parte da competência comunicativa exigida para atingir o nível B2
a)Alargar a capacidade de compreensão oral e de produção oral adquirida no nível B1.2 a discursos mais longos e com alguma complexidade (conferências no seu domínio de referência, discurso jornalístico).
b) Ser capaz de desenvolver estratégias para compreender globalmente textos argumentativos em língua padrão na sua área de especialidade e deles extrair os argumentos e as informações relevantes.
c)Desenvolver a sua capacidade de expor oralmente e por escrito o seu raciocínio de maneira clara e articulada embora resumida e fundamentar as suas interpretações a través da planificação e produção escrita de textos argumentativos e da planificação e produção oral de debates.
d) Adquirir alguns conhecimentos ligados a acontecimentos relevantes do século XX na Francofonia para uma melhor compreensão da sociedade francesa de hoje. Desenvolver uma compreensão da língua enquanto expressão de uma identidade cultural.

Pré-requisitos

Ter obtido o nível B1.2

Conteúdo

As aulas abarcam temáticas diversificadas relativas a questões de sociedade (manual escolhido) e apresentarão as seguintes actividades :
1 – Actividades de recepção escrita e oral a partir de documentos autênticos (obra literária, artigos da imprensa, reportagens televisivas, documentos radiofónicos, vídeos)
2 – Actividades de interacção oral : simulação de debates e de outras situações de comunicação oral autêntica
3 – Actividades de produção escrita e oral de diferentes tipos textuais (descritivo, narrativo, explicativo, argumentativo e dialogal) .A produção oral é desenvolvida através de debates e avaliada numa exposição (oral contínuo).
4 – Actividades diversas para a aquisição e consolidação da gramática e do léxico necessários para a realização das diferentes tarefas comunicativas.

Bibliografia

Chovelon, B. & Morsel, M-H. (2010)Le résumé, le compte rendu, la synthèse, Grenoble, PUG
Chovelon, B. & Barthe, M. (2009) : Expression et style, Grenoble, PUG.
Capucho, F., Denyer, M., Labascoule, J.,Royer, C., (2013) Nouveau Rond-Point 3, Méthode de français basée sur les tâches, Barcelona, Difusión.

Método de ensino

Método comunicativo.
abordagem intercultural baseada em tarefas visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma, desenvolvida em torno de um série de temas culturais e gramaticais.
Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor percepção da diversidade cultural.
Realização de tarefas que implicam as competências linguísticas e extralinguísticas.
Recurso frequente às novas tecnologias

Método de avaliação

Avaliação formativa composta por:
2 provas presenciais : (50%)
1 trabalho oral individual consistindo na apresentação da sintese de três textos ligados tematicamente à cultura francófona e participação oral nas aula: (25%)
Dois trabalhos individuais feitos ao longo do semestre: 25%
Assiduidade: 70% de presenças, excepto trabalhadores-estudantes.

Cursos