Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Linguística Francesa

Código

711131024

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

6

Professor responsável

Ana Monção Fernandes

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final da unidade curricular os alunos deverão:
a) ser capazes de identificar e caracterizar articulatoriamente os sons do francês standard
b) ser capazes de ler e fazer transcrições fonéticas do francês standard
c) ser capazes de reconhecer e explicitar algumas especificidades da língua francesa a nível fonológico, lexical, morfológico, sintáctico e enunciativo
d) ser capazes de aplicar os conhecimentos na análise da língua francesa

Pré-requisitos

Não tem. Recomenda-se, quando possível, a frequência prévia da disciplina de Introdução às Ciências da Linguagem.

Conteúdo

1. Conceitos fundamentais para a descrição das línguas naturais – uma revisão
2. Os sons do francês
2.1. transcrição fonética; propriedades articulatórias dos sons do francês
2.2. oposições fonológicas; variantes (livres, combinatórias), neutralização e traços distintivos
2.3. análise distribucional – corpus, segmentação, comutação, distribuição
3. Semântica da palavra
3.1. campos semânticos e análise sémica
3.2. léxico comum fundamental e léxico especializado
4. Morfologia
4.1. género e número
4.2. derivação e composição
5. A enunciação na língua francesa
5.1. o aparelho formal da enunciação
5.2. deixis de pessoa, tempo e lugar
6. Sintaxe
6.1. Princípios de análise em Constituintes imediatos
6.2. Ambiguidades estruturais

Bibliografia

Benveniste, E., 1966. Problèmes de Linguistique Générale. Paris: Gallimard
Chiss, J-L., Filliolet, J. & D. Maingueneau, 2001. Introduction à la Linguistique Française, Paris: Hachette Supérieur
Maingueneau, D., 1994). L’énonciation en linguistique française, Paris: Hachette
Maingueneau, D., 1994. Syntaxe du français, Paris: Hachette
Saussure, F.,1974. Cours de Linguistique Générale, Edition critique de T. Mauro, Paris: Payot
Walter, B.,1977. La phonologie du français, Paris: PUF

Método de ensino

Aulas expositivas e aulas práticas terão lugar, utilizando gravações, videos e material escrito (textos seleccionados e fichas de trabalho) que serão objecto de reflexão.

Método de avaliação

A avaliação resultará da média de dois testes escritos, (50% cada)

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