Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Questões de Antropologia Filosófica

Código

722031032

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

10

Professor responsável

Mário Jorge Carvalho

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a)Formação avançada na área disciplinar da Antropologia Filosófica, com elevado nível de conhecimento dos seus problemas fundamentais, da sua história, dos seus debates doutrinais e metodológicos, bem como da sua articulação com outras áreas disciplinares;
b)Conhecimento aprofundado de textos fundamentais no âmbito disciplinar da Antropologia Filosófica, com domínio da tradição interpretativa e do estado actual da investigação a seu respeito;
c)Elevada capacidade de reflexão e análise crítica de problemas no âmbito da Antropologia Filosófica;
d)Realização de investigação supervisionada no âmbito disciplinar da Antropologia Filosófica, que responda a elevados padrões de rigor e exigência;
e)Aquisição de competências para a o desenvolvimento de investigação autónoma no âmbito disciplinar da Antropologia Filosófica.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

O caleidoscópio de erôs no Symposium de Platão
O Symposium desenha um caleidoscópio de perspectivas sobre erôs. À primeira vista pode até não parecer mais do que uma caprichosa sequência de teses sobre questões muito específicas, vistas de ângulos bastante peculiares. Mas, se olharmos de perto, acabamos por encontrar algo muito mais amplo: a) um caleidoscópio de diferentes perspectivas sobre a vida e a condição humana, de tal modo que b) estas perspectivas jogam um complexo “xadrez” umas com as outras, c) têm um carácter exemplar e levam a explorar o labirinto de perspectivas que faz parte integrante da própria vida (que tem, ela mesma, algo de caleidoscópico), de tal modo que d) o Symposium acaba por se revelar um verdadeiro tesouro de questões antropológicas fundamentais.
Trata-se de explorar este tesouro e o labirinto de questões, respostas e novas questões com que temos de lidar a partir do momento em que aceitamos o desafio de olharmos para nós no espelho do Symposium.

Bibliografia

Burnet, J. (Ed.) (1901). Platonis Opera, II. Oxford: Clarendon Pr.
Stallbaum, G. (Ed.) (1852). Platonis Symposium. Gothae: Hennings.
Rettig, G. F. (Ed.) (1876). Platons Symposion. Halle: Verl. der Buchh. des Waisenhauses.
Bury, R. G. (Ed.) (1909, 1932). The Symposium of Plato. Cambridge: Heffer & Sons.
Hug, A. & Schöne, (Ed.) (1909). Symposium. Leipzig & Berlin: Teubner.
Dover, K. (Ed.) (1982). Plato Symposium. Cambridge: CUP.
Rowe, C. J. (Ed.) (1998). Plato Symposium. Warminster: Aris & Philllips.
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Benardete, S. (Ed.) (2001). Plato´s Symposium. Chicago: The Univ. of Chicago Pr.
Robin, L. (Ed.) (1929). Platon Le Banquet. Paris: Belles Lettres
Robin, L. &Vicaire, P. (Ed.) (1999). Platon Le Banquet. Paris: Belles Lettres
Galli, U. (Ed.) (1935). Platone, Il Simposio. Torino: Chiantore.
Luca, R. (Ed.) (1985).Platone Simposio. Firenze: La Nuova Italia
Susanetti, D. (Ed.) (1992). Platone Il Simposio. Venezia: Mar

Método de ensino

Unidade curricular de carácter teórico-prático.
Regime de Seminário.
Leitura, interpretação e comentário do Symposium de Platão. Análise e discussão de questões de interpretação (incluindo também questões sintáticas e semânticas), bem como de teses e problemas em causa no texto estudado.
As metodologias de ensino combinam a) uma análise exaustiva do Symposium (das suas diferentes partes, da respectiva conexão, do nexo com outras componentes do corpus platonicum), b) a análise teórica de problemas filosóficos e c) a discussão de teses alternativas, objecções, contra-exemplos, etc.

Método de avaliação

Avaliação individual. Elaboração de um trabalho escrito de investigação, com cerca de 20 páginas, sobre tema combinado com o Docente, e discussão desse trabalho (3/4). Participação nas sessões do seminário – intervenções orais (1/4).

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